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Estudo e intervenção de uma pintura sobre madeira, representando um bispo, da paróquia de São João Batista, do Cartaxo
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rego, Carla | |
dc.contributor.advisor | Cruz, António João | |
dc.contributor.author | Pratas, Beatriz Rosendo | |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T13:50:46Z | |
dc.date.available | 2025-02-03T13:50:46Z | |
dc.date.issued | 2024-07-25 | |
dc.description.abstract | Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do estudo e intervenção de uma pintura sobre madeira, representando um bispo, da Paróquia de São João Batista do Cartaxo. Foram encontrados alguns estudos sobre a pintura. Entre estes, a pintura é mencionada no livro do Prof. Vitor Serrão “A Pintura Maneirista e o Estatuto Social dos Pintores Portugueses” (1983), onde o autor identifica o bispo representado como São Brás e afirma que o objeto foi executado pelo pintor ribatejano André de Morales, discípulo de Simão Rodrigues, em 1617. O objeto foi examinado à vista desarmada, com microscópio ótico e com uma lupa binocular. Foi analisado através de radiografia, microfluorescência de raios X (FRX) e análise estratigráfica. Na pintura identificou-se sobre a camada de preparação à base de cálcio, branco de chumbo, amarelo de chumbo e estanho, ocres, vermelhão, verditer azul e um pigmento negro à base de carbono. Na camada pictórica, foram observados um a três estratos de cor. Apurou-se também que a camada de preparação da moldura é à base de cálcio. A pintura apresentava várias alterações, como desunião das tábuas, ataque biológico e corrosão dos acessórios metálicos. Apresentava igualmente algumas lacunas pequenas ao nível das camadas de preparação e pictórica, e o verniz envelhecido. Na moldura existiam empolamentos e consequente risco de destacamento das camadas. Como apoio à tomada de decisões na intervenção, recorreu-se à metodologia de Barbara Appelbaum, para selecionar certas etapas com base nos valores imateriais estabelecidos. Definiu-se então os objetivos realistas para alcançar o estado ideal do objeto, a pintura com a moldura, com os restauros antigos e as queimaduras. De seguida, realizou-se uma intervenção de CR com o objetivo de retardar os processos de deterioração, restabelecer a estabilidade química e física e melhorar a leitura do objeto. As principais etapas consistiram na limpeza mecânica superficial e química, imunização do suporte, ligação das tábuas, preenchimento e nivelamento das lacunas e reintegração cromática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203872860 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54159 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Conservação e restauro | pt_PT |
dc.subject | Óleo sobre madeira | pt_PT |
dc.subject | Pintura | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.subject | Painel | pt_PT |
dc.subject | Século XVI e XVII. | pt_PT |
dc.title | Estudo e intervenção de uma pintura sobre madeira, representando um bispo, da paróquia de São João Batista, do Cartaxo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Conservação e Restauro | pt_PT |