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Estudo e intervenção de uma pintura sobre madeira, representando um bispo, da paróquia de São João Batista, do Cartaxo

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRego, Carla
dc.contributor.advisorCruz, António João
dc.contributor.authorPratas, Beatriz Rosendo
dc.date.accessioned2025-02-03T13:50:46Z
dc.date.available2025-02-03T13:50:46Z
dc.date.issued2024-07-25
dc.description.abstractEste relatório de estágio foi realizado no âmbito do estudo e intervenção de uma pintura sobre madeira, representando um bispo, da Paróquia de São João Batista do Cartaxo. Foram encontrados alguns estudos sobre a pintura. Entre estes, a pintura é mencionada no livro do Prof. Vitor Serrão “A Pintura Maneirista e o Estatuto Social dos Pintores Portugueses” (1983), onde o autor identifica o bispo representado como São Brás e afirma que o objeto foi executado pelo pintor ribatejano André de Morales, discípulo de Simão Rodrigues, em 1617. O objeto foi examinado à vista desarmada, com microscópio ótico e com uma lupa binocular. Foi analisado através de radiografia, microfluorescência de raios X (FRX) e análise estratigráfica. Na pintura identificou-se sobre a camada de preparação à base de cálcio, branco de chumbo, amarelo de chumbo e estanho, ocres, vermelhão, verditer azul e um pigmento negro à base de carbono. Na camada pictórica, foram observados um a três estratos de cor. Apurou-se também que a camada de preparação da moldura é à base de cálcio. A pintura apresentava várias alterações, como desunião das tábuas, ataque biológico e corrosão dos acessórios metálicos. Apresentava igualmente algumas lacunas pequenas ao nível das camadas de preparação e pictórica, e o verniz envelhecido. Na moldura existiam empolamentos e consequente risco de destacamento das camadas. Como apoio à tomada de decisões na intervenção, recorreu-se à metodologia de Barbara Appelbaum, para selecionar certas etapas com base nos valores imateriais estabelecidos. Definiu-se então os objetivos realistas para alcançar o estado ideal do objeto, a pintura com a moldura, com os restauros antigos e as queimaduras. De seguida, realizou-se uma intervenção de CR com o objetivo de retardar os processos de deterioração, restabelecer a estabilidade química e física e melhorar a leitura do objeto. As principais etapas consistiram na limpeza mecânica superficial e química, imunização do suporte, ligação das tábuas, preenchimento e nivelamento das lacunas e reintegração cromática.pt_PT
dc.identifier.tid203872860pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54159
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConservação e restauropt_PT
dc.subjectÓleo sobre madeirapt_PT
dc.subjectPinturapt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectPainelpt_PT
dc.subjectSéculo XVI e XVII.pt_PT
dc.titleEstudo e intervenção de uma pintura sobre madeira, representando um bispo, da paróquia de São João Batista, do Cartaxopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Conservação e Restauropt_PT

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