Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.54 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo apresenta o relato de diversas experiências com a utilização do Sociodrama como metodologia
de ensino no ensino superior, ocorridas durante a Pandemia do Sars-CoV-2. Trata-se de aulas realizadas na
plataforma Zoom, nos anos letivos de 2020 e 2021, em Unidades Curriculares de cursos como o Mestrado
em Administração e Gestão de Escolas, a Pós-Graduação em Educação Especial, a Licenciatura em
Educação Básica e o Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e da Escola
Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como do Mestrado em Educação
Especial e Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O
Sociodrama é uma metodologia de aprendizagem baseada na ação, onde uma temática é dramatizada
pelos participantes de uma aula ou sessão, com objetivos como: apresentar um conteúdo em estudo;
conhecer o nível de compreensão dos alunos sobre um dado assunto; desenvolver o papel profissional dos
estudantes; aprofundar a reflexão sobre uma temática; avaliar a aprendizagem dos estudantes. Por ser
uma metodologia ativa e expressiva, melhora a interação entre alunos e entre estes e o professor, cria
ambientes de aprendizagem positivos e pró-ativos, estimula a criatividade e a resolução coletiva de
problemas, além de favorecer a que o aluno expresse o seu saber de formas mais variadas. Espera-se que
este relato contribua para o aprimoramento de práticas docentes no Ensino Superior.
Description
Keywords
Aprendizagem baseada na ação Métodos ativos Formação de professores Ensino remoto de emergência Pandemia de Covid-19
Citation
Lima Rodrigues, L. M. (2021). “Zoomdrama”: A utilização do sociodrama como metodologia de ensino em tempos de confinamento. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 222-228). Instituto Politécnico de Setúbal.
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal