Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

“Zoomdrama”: a utilização do sociodrama como metodologia de ensino em tempos de confinamento

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Zoomdrama - pp. 222-228.pdf3.54 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta o relato de diversas experiências com a utilização do Sociodrama como metodologia de ensino no ensino superior, ocorridas durante a Pandemia do Sars-CoV-2. Trata-se de aulas realizadas na plataforma Zoom, nos anos letivos de 2020 e 2021, em Unidades Curriculares de cursos como o Mestrado em Administração e Gestão de Escolas, a Pós-Graduação em Educação Especial, a Licenciatura em Educação Básica e o Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como do Mestrado em Educação Especial e Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O Sociodrama é uma metodologia de aprendizagem baseada na ação, onde uma temática é dramatizada pelos participantes de uma aula ou sessão, com objetivos como: apresentar um conteúdo em estudo; conhecer o nível de compreensão dos alunos sobre um dado assunto; desenvolver o papel profissional dos estudantes; aprofundar a reflexão sobre uma temática; avaliar a aprendizagem dos estudantes. Por ser uma metodologia ativa e expressiva, melhora a interação entre alunos e entre estes e o professor, cria ambientes de aprendizagem positivos e pró-ativos, estimula a criatividade e a resolução coletiva de problemas, além de favorecer a que o aluno expresse o seu saber de formas mais variadas. Espera-se que este relato contribua para o aprimoramento de práticas docentes no Ensino Superior.

Description

Keywords

Aprendizagem baseada na ação Métodos ativos Formação de professores Ensino remoto de emergência Pandemia de Covid-19

Citation

Lima Rodrigues, L. M. (2021). “Zoomdrama”: A utilização do sociodrama como metodologia de ensino em tempos de confinamento. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 222-228). Instituto Politécnico de Setúbal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal

CC License