Repository logo
 
Publication

“Zoomdrama”: a utilização do sociodrama como metodologia de ensino em tempos de confinamento

dc.contributor.authorLima-Rodrigues, Luzia
dc.date.accessioned2022-06-14T13:14:03Z
dc.date.available2022-06-14T13:14:03Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste artigo apresenta o relato de diversas experiências com a utilização do Sociodrama como metodologia de ensino no ensino superior, ocorridas durante a Pandemia do Sars-CoV-2. Trata-se de aulas realizadas na plataforma Zoom, nos anos letivos de 2020 e 2021, em Unidades Curriculares de cursos como o Mestrado em Administração e Gestão de Escolas, a Pós-Graduação em Educação Especial, a Licenciatura em Educação Básica e o Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como do Mestrado em Educação Especial e Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O Sociodrama é uma metodologia de aprendizagem baseada na ação, onde uma temática é dramatizada pelos participantes de uma aula ou sessão, com objetivos como: apresentar um conteúdo em estudo; conhecer o nível de compreensão dos alunos sobre um dado assunto; desenvolver o papel profissional dos estudantes; aprofundar a reflexão sobre uma temática; avaliar a aprendizagem dos estudantes. Por ser uma metodologia ativa e expressiva, melhora a interação entre alunos e entre estes e o professor, cria ambientes de aprendizagem positivos e pró-ativos, estimula a criatividade e a resolução coletiva de problemas, além de favorecer a que o aluno expresse o seu saber de formas mais variadas. Espera-se que este relato contribua para o aprimoramento de práticas docentes no Ensino Superior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLima Rodrigues, L. M. (2021). “Zoomdrama”: A utilização do sociodrama como metodologia de ensino em tempos de confinamento. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 222-228). Instituto Politécnico de Setúbal.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53236-1-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41054
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada na açãopt_PT
dc.subjectMétodos ativospt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_PT
dc.title“Zoomdrama”: a utilização do sociodrama como metodologia de ensino em tempos de confinamentopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage228pt_PT
oaire.citation.startPage222pt_PT
oaire.citation.titleAtas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionaispt_PT
person.familyNameLima-Rodrigues
person.givenNameLuzia
person.identifier.ciencia-id6515-ED48-CAF5
person.identifier.orcid0000-0003-2021-9467
person.identifier.ridS-9851-2019
person.identifier.scopus-author-id57191541447
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Zoomdrama - pp. 222-228.pdf
Size:
3.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format