Repository logo
 
Publication

Tipografia experimental em sistemas generativos

dc.contributor.advisorOliveira, Fernando Jorge Matias Sanches
dc.contributor.authorNascimento, Ruben David Ferreira Amaral do
dc.date.accessioned2017-12-20T17:49:39Z
dc.date.available2017-12-20T17:49:39Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractEste trabalho de projecto tem como objectivo a aplicação de sistemas generativos à tipografia e a sua transformação em elementos gráficos. A criação de uma nova linguagem visual foi inspirada em trabalhos e metodologias de designers como Paul McNeil, David Carson e Neville Brody, na área da tipografia, e tem como finalidade a experimentação pura, ou seja, o facto de a experiência ter valor por si mesma. Para a criação deste projecto foi essencial estruturá-lo em duas fases. A primeira fase consistiu num enquadramento teórico, através da revisão de literatura, com o objectivo de adquirir conhecimentos por meio da revisão de artigos e livros de maneira introduzir e definir conceitos como: tipografia, arte generativa, sistemas generativos e como estes se aliam ao design, assim como, a capacidade de a tipografia ser um elemento visual no design gráfico e a forma como esta pode comunicar para além do seu significado enquanto representação gráfica de sons e palavras. Posteriormente a segunda centra-se na experimentação e desenvolvimento do projecto prático que consistirá na apresentação de uma série de experiências visuais realizadas recorrendo à tipografia, arte generativa e respectivos métodos utilizadas no processo de criação, assim como, os resultados obtidos.pt_PT
dc.description.abstractThis project work aims the application of generative systems to typography and its transformation into graphic elements. The creation of a new visual language was inspired by the work and methodologies of designers such as Paul McNeil, David Carson and Neville Brody, in the area of typography, and has as its purpose a pure experience, that is, the value of the experience itself. For the creation of this project was essential structure it in two phases. The first phase consisted of a theoretical framework, through literature review, with the aim of acquiring knowledge through a review of articles and books in order to introduce and define concepts such as: typography, generative art, generative systems and how these allied with the design, as well as the ability of typography to be a visual element in graphic design and the way it can communicate beyond its meaning as a graphic representation of sounds and words. Subsequently, the second one focuses on the experimentation and development of the practical project, which will consist of the presentation of a series of visual experiments carried out using typography, generative art and respective methods used in the creation process, as well as the results obtained.pt_PT
dc.identifier.tid201789108pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19789
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTipografiapt_PT
dc.subjectArte generativapt_PT
dc.subjectSistemas generativospt_PT
dc.subjectTipografia generativapt_PT
dc.subjectProjeto de mestradopt_PT
dc.titleTipografia experimental em sistemas generativospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Cultura Visualpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ruben Nascimento_ tese final.pdf
Size:
7.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: