Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relações de gênero e prevenção da violência entre adolescentes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cristiane Vieira da Luz Bezerra.pdf608.95 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A violência de gênero atinge mulheres indistintamente. Na raiz deste problema estão relações desiguais de gênero construídas e reproduzidas na socialização de meninos e meninas. O projeto de intervenção desenvolvido com alunos/as de 13 a 16 anos da Escola Estadual em São Luís-MA, teve objetivos de aferir os níveis de conhecimentos sobre sexualidade, gênero e sexo; identificar a existência de estereótipos de gênero entre os e as estudantes; promover ações sobre igualdade de gênero, sexualidade, relações violentas e fomentar relações afetivas não violentas. Como pesquisa qualitativa partiu do entendimento de que as relações sociais são fenômenos de múltiplos significados que só podem ser apreendidas qualitativamente. Foram utilizados questionários no pré e pós-teste para aferir os conhecimentos iniciais e para identificar as apreensões dos conhecimentos socializados na intervenção. A intervenção desenvolveu-se por meio de oficinas e dinâmicas de grupo, com vista a desenvolver competências relacionais, ampliar os conhecimentos e desmistificar os estereótipos de gênero, com posterior análise das ações. Os dados finais demonstraram a importância da escola na quebra dos padrões pré-estabelecidos, podendo ser elemento gerador de questões problematizadoras para seus alunos e suas alunas proporcionando-lhes saberes que os/as instrumentalizem a questionar o status quo e a promover mudanças no meio em que (con)vivem. As desigualdades aprendidas podem ser ressignificadas para que homens e mulheres possam viver e conviver em igualdade de direitos e oportunidades, sem violência e onde as diferenças não (n)os tornem desiguais.
Gender violence affects women indiscriminately. At the root of this problem are unequal gender relations constructed and reproduced in the socialization of boys and girls. The intervention project developed with students aged 13 to 16 from Escola Estadual in São Luís-MA, had the objective of assessing the levels of knowledge about sexuality, gender and sex to identify the existence of gender stereotypes among students; promote actions on gender equality, sexuality, violent relationships and foster nonviolent affective relationships. As a qualitative research started from the understanding that social relations are a phenomenon of multiple meanings that can only be apprehended qualitatively. Pre- and post-test questionnaires were used to assess the initial knowledge and to identify the understanding of the socialized knowledge in the intervention. The intervention was developed through workshops and group dynamics, with a view to developing relational skills, expanding knowledge and demystifying gender stereotypes, with a subsequent analysis of actions. The final data demonstrated the importance of the school in breaking down the pre-established patterns, that it can be a generating element of puzzling questions for their students, providing them with the tools to question the status quo and promote changes in the environment in which they live. The inequalities learned can be redefined so men and women can live a life with equal rights and opportunities, without violence and where differences do not make them unequal.

Description

Keywords

Relações interpessoais Sexismo Discriminação Violência de género Violência contra a Mulher

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue