Repository logo
 
Publication

Chatbots baseados em inteligência artificial: um protótipo para uma instituição de ensino superior

dc.contributor.advisorBelfo, Fernando Paulo dos Santos Rodrigues
dc.contributor.advisorRibeiro, António Rui Trigo
dc.contributor.authorZheng, Bingnan
dc.date.accessioned2024-08-09T11:00:23Z
dc.date.available2024-08-09T11:00:23Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractOs websites institucionais das universidades e outras instituições de ensino superior contêm uma vasta gama de informações essenciais para alunos, docentes e outras partes interessadas. No entanto, a navegação e a busca eficiente por informações específicas podem ser desafiadoras devido à complexidade e ao volume de conteúdo. Isso frequentemente resulta em frustração dos utilizadores e um aumento no tempo necessário para encontrar informações relevantes. Assim, havia uma clara necessidade de uma solução que pudesse simplificar a interação com o website institucional do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e fornecer respostas rápidas e precisas às consultas dos utilizadores. Surgiu assim a ideia de desenvolver um chatbot inteligente para facilitar a consulta ao website institucional do ISCAC. Este chatbot integrou três tecnologias: 1) Messenger do Facebook, uma plataforma com ampla popularidade e acessibilidade, permitindo que os utilizadores interajam com o chatbot de forma fácil e conveniente diretamente através de mensagens; 2) ChatGPT da OpenAI, um Large Languge Model que permite o processamento de linguagem natural, que permite tanto compreender as perguntas dos utilizadores como o conteúdo do website respondendo de forma precisa às questões dos utilizadores; 3) um middleware, contruído em Python que permite a comunicação entre o Messenger e o ChatGPT. O desenvolvimento da solução passou pelas fases tradicionais de desenvolvimento de software, nomeadamente: análise de requisitos; conceção do chatbot; implementação, integração dos diferentes componentes e testes, com dados reais extraídos do website. A implementação do chatbot gerou vários benefícios para a instituição e para os seus utilizadores, designadamente: acesso rápido às informações; facilidade de utilização; redução da frustração do utilizador; e disponibilidade (capacidade de operar 24/7). O desenvolvimento do chatbot utilizando a API do Messenger do Facebook e o ChatGPT da OpenAI demonstrou ser uma solução eficaz para facilitar a consulta ao website institucional.pt_PT
dc.identifier.tid203678249pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51653
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectApoio ao clientept_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectChatbotpt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectOpenAIpt_PT
dc.titleChatbots baseados em inteligência artificial: um protótipo para uma instituição de ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Bingnan_Zheng.pdf
Size:
3.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: