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Authors
Abstract(s)
Os websites institucionais das universidades e outras instituições de ensino superior
contêm uma vasta gama de informações essenciais para alunos, docentes e outras partes
interessadas. No entanto, a navegação e a busca eficiente por informações específicas
podem ser desafiadoras devido à complexidade e ao volume de conteúdo. Isso
frequentemente resulta em frustração dos utilizadores e um aumento no tempo necessário
para encontrar informações relevantes. Assim, havia uma clara necessidade de uma
solução que pudesse simplificar a interação com o website institucional do Instituto
Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e fornecer respostas rápidas e
precisas às consultas dos utilizadores.
Surgiu assim a ideia de desenvolver um chatbot inteligente para facilitar a consulta ao
website institucional do ISCAC. Este chatbot integrou três tecnologias: 1) Messenger do
Facebook, uma plataforma com ampla popularidade e acessibilidade, permitindo que os
utilizadores interajam com o chatbot de forma fácil e conveniente diretamente através de
mensagens; 2) ChatGPT da OpenAI, um Large Languge Model que permite o
processamento de linguagem natural, que permite tanto compreender as perguntas dos
utilizadores como o conteúdo do website respondendo de forma precisa às questões dos
utilizadores; 3) um middleware, contruído em Python que permite a comunicação entre o
Messenger e o ChatGPT. O desenvolvimento da solução passou pelas fases tradicionais
de desenvolvimento de software, nomeadamente: análise de requisitos; conceção do
chatbot; implementação, integração dos diferentes componentes e testes, com dados reais
extraídos do website.
A implementação do chatbot gerou vários benefícios para a instituição e para os seus
utilizadores, designadamente: acesso rápido às informações; facilidade de utilização;
redução da frustração do utilizador; e disponibilidade (capacidade de operar 24/7). O
desenvolvimento do chatbot utilizando a API do Messenger do Facebook e o ChatGPT
da OpenAI demonstrou ser uma solução eficaz para facilitar a consulta ao website
institucional.
Description
Keywords
Apoio ao cliente Inteligência artificial Chatbot Facebook OpenAI