Repository logo
 
Publication

A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância

dc.contributor.advisorPires, Ana Luísa de Oliveira
dc.contributor.authorAlves, Mafalda Sofia Gomes da Silva
dc.date.accessioned2015-12-18T15:39:18Z
dc.date.available2015-12-18T15:39:18Z
dc.date.issued2015-12
dc.date.submitted2015-12
dc.description.abstractEste relatório final dá conta da investigação realizada em torno de um tema que considerei pertinente aprofundar: A Relação com a Família na Creche e no Jardim-de- Infância. Tem como objetivo compreender como as equipas pedagógicas se relacionam com as famílias, o que fazem para promover essa relação e que importância lhe atribuem. Este projeto descreve as experiências que vivi durante os dois estágios que frequentei, os contextos educativos, as equipas com quem trabalhei e os grupos de crianças pertencentes a esses contextos. Os contextos onde estagiei foram distintos, sendo eles a creche e o jardim-de-infância. Integra também a descrição e a reflexão das práticas das educadoras cooperantes. Esta descrição e reflexão advém das observações que realizei nos contextos e da interpretação das conceções das educadoras recolhidas a partir de um inquérito por questionário. A metodologia utilizada para a realização deste projeto é de natureza qualitativa, inspirada na investigação-ação, e seguindo o ponto de vista do paradigma interpretativo e da investigação qualitativa. Para tal foram utilizados vários dispositivos de recolha de informação que se encontram discriminados neste relatório, tais como a observação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental e o já referido inquérito por questionário. As principais conclusões a que cheguei, findo este relatório, centram-se na real importância de promover a relação entre os contextos de creche e jardim-de-infância e as famílias, a importância do trabalho reflexivo na análise das várias situaçõesproblema que podem surgir entre os contextos educativos e as famílias. Também foi possível compreender que existem diversas estratégias para promover esta relação, as quais têm de ser adaptadas aos diferentes contextos, famílias e situações.pt_PT
dc.description.abstractThis is the final report of a research conducted focus on a theme that I considered relevant for me to deepen: The relationship with the family in the nursery school and kindergarten. The main goal is to understand how educational teams relate with the families, what they do to promote that relationship and which importance they assign to it. The project describes the experiences I lived during my two internships, the educational contexts, the educational teams with whom I worked, and the children that were in those educational contexts. My internship took place in two different contexts which were the nursery school and the kindergarten. It also integrates a description and a reflection of the cooperating nursery school and kindergarten teacher’s practices. This description and reflection came from my observations that took place in the educations contexts, and the interpretation of the teachers views which were collected through a questionnaire survey. The methodology used in this project is a qualitative one, inspired in research-action and following the interpretive paradigm and the qualitative research. For this purpose were used several ways of gathering information which are discriminated in this report, such as participant observation, field notes, multimedia resources, documental analysis and the already referred questionnaire survey. In the end, the main conclusions I reached, focus in the real importance of promoting a relationship between the nursery school and kindergarten contexts and the families, the importance of the reflective work behind the analysis of several problemsituations that may occur among the educational contexts and the families. It was also possible to understand the existence of many strategies to promote this relationship, which have to be adapted to the different contexts, families and situations.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid201601893
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10543
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectJardim-de-infânciapt_PT
dc.subjectRelação escola-famíliapt_PT
dc.subjectFamilyen
dc.subjectNursery schoolen
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectRelationship school-familyen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infânciapt_PT
dc.title.alternativeconceções e práticas das equipas pedagógicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final.pdf
Size:
1.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 6.pdf
Size:
39.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: