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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Zapping has been one of the most popular practices in the last decade to escape
from traditional advertising. As a result, the sector has had to reinvent itself with new
formulas. One of them has been product placement, an advertising strategy that consists in
introducing a brand within audiovisual content. Brands have seen product placement as a
new opportunity to advertise, giving visibility to their products or services in situations
where consumers are attentive to what is happening on the screen. This has generated more
effective advertising, made it easier to remember, and allowed it to reach a greater number
of people. For this thesis, the following research question was formulated: How does
companies have incorporated their products in Spanish TV series? To answer it, a
qualitative methodology focused on observation and based on content analysis has been
used to investigate product placement in television series. Through the series analysis, it
has been possible to observe how brands introduce their products into the plot in a natural
way to avoid them being perceived as advertising, as well as the link with the different
characters. On the other hand, the existing gender gap in the national panorama has been
confirmed, and attempts are made to seek equality without this reflecting a reality
congruent with the audiovisual culture.
O zapping foi uma das prĆ”ticas mais populares na Ćŗltima dĆ©cada para fugir Ć publicidade tradicional. Como resultado, o setor teve de se reinventar com novas fórmulas. Uma delas foi o product placement, uma estratĆ©gia publicitĆ”ria que consiste em introduzir uma marca num conteĆŗdo audiovisual. As marcas viram o product placement como uma nova oportunidade de publicidade, dando visibilidade aos seus produtos ou serviƧos em situaƧƵes em que os consumidores estĆ£o atentos ao que se passa no ecrĆ£. Este facto gerou uma publicidade mais eficaz, tornou-a mais fĆ”cil de recordar e permitiu-lhe chegar a um maior nĆŗmero de pessoas. Para esta tese, foi formulada a seguinte questĆ£o de investigação: Como Ć© que as empresas incorporaram os seus produtos nas sĆ©ries de televisĆ£o espanholas? Para responder a esta questĆ£o, foi utilizada uma metodologia qualitativa centrada na observação e baseada na anĆ”lise de conteĆŗdo para investigar a colocação de produtos em sĆ©ries televisivas. AtravĆ©s da anĆ”lise das sĆ©ries, foi possĆvel observar como as marcas introduzem os seus produtos no enredo de forma natural para evitar que sejam vistos como publicidade, bem como a ligação entre as diferentes personagens. Por outro lado, confirmou-se a diferenƧa de gĆŖnero existente no panorama nacional e tenta-se procurar a igualdade sem que isso reflicta uma realidade congruente com a cultura audiovisual.
O zapping foi uma das prĆ”ticas mais populares na Ćŗltima dĆ©cada para fugir Ć publicidade tradicional. Como resultado, o setor teve de se reinventar com novas fórmulas. Uma delas foi o product placement, uma estratĆ©gia publicitĆ”ria que consiste em introduzir uma marca num conteĆŗdo audiovisual. As marcas viram o product placement como uma nova oportunidade de publicidade, dando visibilidade aos seus produtos ou serviƧos em situaƧƵes em que os consumidores estĆ£o atentos ao que se passa no ecrĆ£. Este facto gerou uma publicidade mais eficaz, tornou-a mais fĆ”cil de recordar e permitiu-lhe chegar a um maior nĆŗmero de pessoas. Para esta tese, foi formulada a seguinte questĆ£o de investigação: Como Ć© que as empresas incorporaram os seus produtos nas sĆ©ries de televisĆ£o espanholas? Para responder a esta questĆ£o, foi utilizada uma metodologia qualitativa centrada na observação e baseada na anĆ”lise de conteĆŗdo para investigar a colocação de produtos em sĆ©ries televisivas. AtravĆ©s da anĆ”lise das sĆ©ries, foi possĆvel observar como as marcas introduzem os seus produtos no enredo de forma natural para evitar que sejam vistos como publicidade, bem como a ligação entre as diferentes personagens. Por outro lado, confirmou-se a diferenƧa de gĆŖnero existente no panorama nacional e tenta-se procurar a igualdade sem que isso reflicta uma realidade congruente com a cultura audiovisual.
Description
Keywords
Product placement Advertising Marketing strategy