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A personalizaĆ§Ć£o da linha de assunto como fator decisivo na taxa de abertura do e-mail: um estudo do e-mail marketing na Salsa

datacite.subject.fosCiĆŖncias Sociais::Economia e GestĆ£opt_PT
dc.contributor.advisorCasais, Beatriz
dc.contributor.authorAlmeida, Joana
dc.date.accessioned2018-10-17T17:47:28Z
dc.date.available2018-10-17T17:47:28Z
dc.date.issued2018-09-10
dc.description.abstractA utilizaĆ§Ć£o do e-mail por parte das empresas nĆ£o se limita a uma comunicaĆ§Ć£o unicamente comercial, mas sim com vista ao estabelecimento de relacionamentos. Acima de tudo, o e-mail traduz-se numa forma de comunicar a empresa/organizaĆ§Ć£o junto dos seus clientes, promovendo desta forma relaƧƵes com os mesmos. Contudo, o envio massivo de e-mails levou Ć  adoĆ§Ć£o de estratĆ©gias de forma a que os e-mails enviados pelas empresas se destaquem na caixa de entrada dos destinatĆ”rios. Atualmente, as empresas deparam-se com as baixas taxas de abertura de e-mail marketing e, sendo esta ferramenta uma mais valia na relaĆ§Ć£o entre empresa e consumidor, Ć© importante perceber e adotar estratĆ©gias e tĆ”ticas que invertam esta tendĆŖncia. O presente documento enquadra-se num projeto de estĆ”gio na empresa Salsa, sedeada em RibeirĆ£o, Vila Nova de FamalicĆ£o. Neste contexto, estudou-se o e-mail marketing, mais precisamente o efeito da personalizaĆ§Ć£o da linha de assunto na taxa de abertura dos emails desta marca por parte dos contactos da sua lista de contactos. Para ser possĆ­vel estudar e analisar o impacto da personalizaĆ§Ć£o da linha de assunto no e-mail marketing foram feitos quatro A/B Tests tendo como variĆ”vel principal a linha de assunto de uma campanha especĆ­fica da Salsa. Para esse teste estudaram-se quatro tĆ”ticas: incluir o primeiro nome do leitor na linha de assunto; incluir o primeiro e o segundo nome do leitor; adicionar emojis Ć  linha de assunto; optar por uma linha de assunto em forma de questĆ£o e por Ćŗltimo a linha de assunto base, sem nenhuma das variĆ”veis anteriores. O presente estudo teve como base a anĆ”lise de uma amostra significativa de 102.574 e-mails marketing enviados pela marca, sendo alvo de anĆ”lise quatro variĆ”veis que caracterizam a campanha, como a linha de assunto, segmentaĆ§Ć£o, taxas de aberturas e cliques. Os resultados alcanƧados demonstraram que os e-mails que continham a variĆ”vel com o primeiro e Ćŗltimo nome do destinatĆ”rio tiveram uma maior taxa de abertura, correspondente a 50,07%, o que leva a concluir que as empresas deveriam apostar mais nesta tĆ”tica. O estudo realizado veio tambĆ©m provar a importĆ¢ncia da personalizaĆ§Ć£o dos e-mails, sendo ainda um assunto pouco estudado e fundamentado pela literatura, foi possĆ­vel evidenciar os fatores que levam ao sucesso do e-mail marketing.pt_PT
dc.identifier.tid201983990pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24341
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Relacionalpt_PT
dc.subjectCRMpt_PT
dc.subjectE-mail Marketingpt_PT
dc.subjectTaxa de Abertura.pt_PT
dc.titleA personalizaĆ§Ć£o da linha de assunto como fator decisivo na taxa de abertura do e-mail: um estudo do e-mail marketing na Salsapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto PortuguĆŖs de AdministraĆ§Ć£o de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em GestĆ£o de Marketingpt_PT

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