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Abstract(s)
A utilizaĆ§Ć£o do e-mail por parte das empresas nĆ£o se limita a uma comunicaĆ§Ć£o unicamente comercial, mas sim com vista ao estabelecimento de relacionamentos. Acima de tudo, o e-mail traduz-se numa forma de comunicar a empresa/organizaĆ§Ć£o junto dos seus clientes, promovendo desta forma relaƧƵes com os mesmos. Contudo, o envio massivo de e-mails levou Ć adoĆ§Ć£o de estratĆ©gias de forma a que os e-mails enviados pelas empresas se destaquem na caixa de entrada dos destinatĆ”rios. Atualmente, as empresas deparam-se com as baixas taxas de abertura de e-mail marketing e, sendo esta ferramenta uma mais valia na relaĆ§Ć£o entre empresa e consumidor, Ć© importante perceber e adotar estratĆ©gias e tĆ”ticas que invertam esta tendĆŖncia. O presente documento enquadra-se num projeto de estĆ”gio na empresa Salsa, sedeada em RibeirĆ£o, Vila Nova de FamalicĆ£o. Neste contexto, estudou-se o e-mail marketing, mais precisamente o efeito da personalizaĆ§Ć£o da linha de assunto na taxa de abertura dos emails desta marca por parte dos contactos da sua lista de contactos.
Para ser possĆvel estudar e analisar o impacto da personalizaĆ§Ć£o da linha de assunto no e-mail marketing foram feitos quatro A/B Tests tendo como variĆ”vel principal a linha de assunto de uma campanha especĆfica da Salsa. Para esse teste estudaram-se quatro tĆ”ticas: incluir o primeiro nome do leitor na linha de assunto; incluir o primeiro e o segundo nome do leitor; adicionar emojis Ć linha de assunto; optar por uma linha de assunto em forma de questĆ£o e por Ćŗltimo a linha de assunto base, sem nenhuma das variĆ”veis anteriores. O presente estudo teve como base a anĆ”lise de uma amostra significativa de 102.574 e-mails marketing enviados pela marca, sendo alvo de anĆ”lise quatro variĆ”veis que caracterizam a campanha, como a linha de assunto, segmentaĆ§Ć£o, taxas de aberturas e cliques.
Os resultados alcanƧados demonstraram que os e-mails que continham a variĆ”vel com o primeiro e Ćŗltimo nome do destinatĆ”rio tiveram uma maior taxa de abertura, correspondente a 50,07%, o que leva a concluir que as empresas deveriam apostar mais nesta tĆ”tica. O estudo realizado veio tambĆ©m provar a importĆ¢ncia da personalizaĆ§Ć£o dos e-mails, sendo ainda um assunto pouco estudado e fundamentado pela literatura, foi possĆvel evidenciar os fatores que levam ao sucesso do e-mail marketing.
Description
Keywords
Marketing Relacional CRM E-mail Marketing Taxa de Abertura.