Publication
Gestos que falam:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leitão, Ana Rita | |
dc.contributor.author | Queiroga, Joana | |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T16:07:54Z | |
dc.date.available | 2021-05-27T16:07:54Z | |
dc.date.issued | 2020-07-24 | |
dc.description.abstract | Conscientes da importância da comunicação no desenvolvimento do indivíduo e na sua interação com o meio, Orientações Curriculares (2016) e Programa de Português (2015) reiteram a necessidade de capacitar os aprendentes para o envolvimento em situações de comunicação diversificadas, além de que a expressão e comunicação não se cinge meramente à mestria de códigos verbais. Embora se reconheça o papel da comunicação e da expressão junto das crianças, a comunicação não verbal afigura-se uma área pouco aprofundada, sobretudo se atendermos às variações culturais no uso de gestos ou ainda pela pouca relevância atribuída ao ensino-aprendizagem de elementos fundamentais da língua gestual portuguesa desde a educação Pré-Escolar. Utilizando as mãos e corpo como forma de comunicação constituir-se-ia como promoção de uma nova atitude perante o outro, o que contribuiria para, a partilhar de ideias, sentimentos e atitudes. Caminharíamos a passos largos, para uma sociedade mais comunicativa, eliminando barreiras de comunicação entre as pessoas e promovendo a equidade no acesso a bens e serviços na nossa sociedade. Neste sentido, o presente relatório visa aprofundar as dinâmicas de trabalho em torno da comunicação não verbal na educação bem como refletir a criação e aplicação de recursos que promovam esta área no contexto educativo, de forma a contribuir para que as crianças se tornem capazes de viver consigo e com os outros, fomentando um sentido de respeito pelo próximo, o respeito pela diferença, o sentido de solidariedade e a compreensão entre pares. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202509613 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36637 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Linguagem corporal | pt_PT |
dc.subject | Gestos | pt_PT |
dc.title | Gestos que falam: | pt_PT |
dc.title.alternative | promoção da comunicação não-verbal em contexto pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1