Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A Identidade Visual constitui uma disciplina fulcral do Design. Produto — primariamente — consequente da necessidade instintiva do Homem em marcar. Distinguindo-se do colectivo e protegendo a sua propriedade. Essa urgência, transformou-se — atual e transversalmente — num desejo das instituições em estabelecer contacto com o seu público-alvo. Nos lugares, esse diálogo é instituído por um artefacto cultural que identifica a origem da mensagem perante as sociedades modernas: a Marca. Totalizada, por uma estratégia de comunicação que pauta a coerência visual e que se relaciona emocionalmente com a comunidade em que está inscrita. Contemporaneamente, as dinâmicas da globalização e os estímulos de modernização são catalisadores de homogeneização social e territorial. Descurando a particularidade identitária, proveniente dos costumes folclóricos e das tradições locais. O projeto sugere uma proposta de identidade visual para a Póvoa de Varzim. A intenção passa por enfatizar a etnocultura intrínseca do lugar e interpretá-la num símbolo de unificação. Combatendo a desintegração da sua singularidade mas cooperando com as qualidades globalizantes na formação identitária. Processualmente, analisaremos a evolução e as terminologias da matéria de estudo, à qual reuniremos uma observação ao contexto etnográfico, histórico e sociocultural da Póvoa de Varzim. Trabalhando relacionalmente as codificações visuais, programando-as adequadamente como uma interface de comunicação regional.

Description

Keywords

Design de Comunicação Estética Relacional Etnocultura Identidade Visual Marca Lugar Póvoa de Varzim

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License