Publication
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Ildefonso, Alexandrina | |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T18:15:07Z | |
dc.date.available | 2023-03-16T18:15:07Z | |
dc.date.issued | 2023-02-13 | |
dc.description.abstract | O contributo da supervisão pedagógica, no contexto educativo atual é determinante para a edificação de uma cultura escolar que se pretende adequada ao contexto e à sua comunidade escolar. A supervisão pedagógica, representada pelo supervisor deve apoiar, acompanhar e liderar a equipa educativa. Numa prática reflexiva e uma abordagem dialógica, permitem ao supervisor proporcionar aos docentes, momentos chave para a partilha de saberes e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O processo de supervisão permite aos docentes, uma formação contínua essencial à inovação educativa. Neste sentido, respeitando, simultaneamente, o contexto e o corpo docente que se encontra mobilizado para a mudança e inovação pedagógica, o estudo pretende contribuir para a valorização da implementação de um modelo de supervisão pedagógica e concomitantemente para a valorização da carreira profissional do supervisor, num processo de mudança. No âmbito metodológico, o estudo enquadra-se na investigação-ação, com uma abordagem qualitativa. O inquérito por questionário foi aplicado a doze participantes, três dos quais, participantes diretos na investigação, responderam em entrevista individual. As notas de campo recolhidas no decorrer da investigação contribuíram para a reflexão sobre a ação imprescindível para o estudo. Os resultados do estudo evidenciam a importância do processo de supervisão pedagógica e do supervisor, no contexto educativo atual. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203251199 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44194 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Supervisor | pt_PT |
dc.subject | Processos de mudança | pt_PT |
dc.title | Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica: | pt_PT |
dc.title.alternative | contributo para a construção/definição do papel do supervisor pedagógico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação | pt_PT |