Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.21 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O contributo da supervisão pedagógica, no contexto educativo atual é determinante
para a edificação de uma cultura escolar que se pretende adequada ao contexto e à sua
comunidade escolar. A supervisão pedagógica, representada pelo supervisor deve apoiar,
acompanhar e liderar a equipa educativa. Numa prática reflexiva e uma abordagem dialógica,
permitem ao supervisor proporcionar aos docentes, momentos chave para a partilha de saberes
e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O processo de supervisão
permite aos docentes, uma formação contínua essencial à inovação educativa.
Neste sentido, respeitando, simultaneamente, o contexto e o corpo docente que se
encontra mobilizado para a mudança e inovação pedagógica, o estudo pretende contribuir para
a valorização da implementação de um modelo de supervisão pedagógica e
concomitantemente para a valorização da carreira profissional do supervisor, num processo de
mudança.
No âmbito metodológico, o estudo enquadra-se na investigação-ação, com uma
abordagem qualitativa. O inquérito por questionário foi aplicado a doze participantes, três dos
quais, participantes diretos na investigação, responderam em entrevista individual. As notas
de campo recolhidas no decorrer da investigação contribuíram para a reflexão sobre a ação
imprescindível para o estudo.
Os resultados do estudo evidenciam a importância do processo de supervisão
pedagógica e do supervisor, no contexto educativo atual.
Description
Keywords
Supervisão pedagógica Supervisor Processos de mudança