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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório encontra-se dividido em duas partes que se relacionam com a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico. A primeira parte é a apresentação de um processo de investigação-acção que decorreu durante a PES, na área da Língua Portuguesa no 1º e no 2º Ciclos do Ensino Básico. Este processo foi estruturado e implementado com o propósito de restituir à poesia o lugar devido na sala de aula para que os alunos fossem educados no gosto de ler e de escrever, gosto esse tão necessário ao desenvolvimento das competências da língua. A esse propósito alia-se o de refutar a ideia de que apenas os textos catalogados como tal estariam ao alcance da competência interpretativa das crianças e o de renovar o ensino da poesia com recurso ao progredimento da competência comunicativa, atribuindo ao professor e ao texto literário um papel preponderante e conjunto na formação dos alunos como indivíduos munidos de consciência cívica e sentido crítico.
A segunda parte envolve a descrição reflexiva de cinco experiências de ensino-aprendizagem da PES do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, uma experiência da PES do 1º Ciclo e quatro experiências das PES do 2º Ciclo. As experiências foram seleccionadas tendo em conta a pertinência dos conteúdos a abordar e consequente aprendizagem significativa assim como o recurso comum a todas elas – o discurso conversacional. As descrições das sessões apresentam-se numa perspectiva reflexiva onde as opções metodológicas se justificam.
Description
Keywords
poesia discurso conversacional experiências de ensino-aprendizagem
