Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Lealdade do consumidor e marketing relacional: a estratégia contemporânea da Zara

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
maria_mendes.pdf2.97 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo analisar de que forma as estratégias de marketing relacional aplicadas pela Zara contribuem para a construção e manutenção da lealdade dos consumidores. Para isso, foi adotada uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), utilizando técnicas como, a aplicação de um questionário (n=314) e a realização de observação não participante em duas lojas físicas da marca (Mar Shopping e NorteShopping). Os resultados obtidos revelam que a lealdade dos consumidores da Zara assenta maioritariamente em critérios pragmáticos, como a conveniência, a eficiência do serviço, a digitalização do processo de compra e a experiência omnicanal. Os resultados demonstram que os consumidores valorizam, a autonomia proporcionada pela app, a rapidez no pagamento, a clareza na exposição dos produtos e a facilidade nos processos de troca e devolução. Ainda que, o envolvimento emocional com a marca seja reduzido, a satisfação com a experiência reforça uma lealdade sustentada em critérios funcionais e pragmáticos. Este estudo contribui para uma maior compreensão do marketing relacional contemporâneo, destacando o papel das estratégias de conveniência na fidelização de consumidores. As principais limitações deste estudo prendem-se com a limitação geográfica da observação. A originalidade da investigação reside na análise da lealdade do consumidor da marca Zara à luz de uma abordagem relacional não tradicional, focada na experiência funcional e na integração digital, um tema ainda pouco explorado no contexto académico português.

Description

Keywords

Marketing relacional Lealdade do consumidor Critérios pragmáticos Experiência omnicanal Zara

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence