Repository logo
 
Publication

The impact of covid-19 on consumer behavior and the role of influencers to ensure a path between consumers and companies

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorLopes, João
dc.contributor.authorMoreira, Isaac
dc.date.accessioned2021-09-15T11:55:07Z
dc.date.available2023-05-10T00:30:50Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.date.submitted2021-05-10
dc.description.abstractO objetivo da presente dissertação assenta no impacto da pandemia COVID19 no comportamento dos consumidores e a aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Vários autores têm analisado o comportamento dos consumidores desde a situação pandémica atual, bem como o processo de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. O presente estudo segue uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. A base de investigação mista permitiu a obtenção de informações relevantes para os problemas em análise, tornando o confronto da literatura com a realidade mais precisa, obtendo-se resultados fiáveis e conclusivos. No capítulo 2, realizou-se um questionário online com o intuito de comparar o comportamento do consumidor em dois momentos distintos. Segundo os testes estatísticos t student e análise fatorial, foi possível concluir que os hábitos de consumo alteraram devido essencialmente ao nível de rendimento, à inovação dos produtos e às novas tendências do mercado. No capítulo 3, realizaram-se entrevistas a 7 empresas prestadoras de serviços com o intuito de perceber a relação de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Das entrevistas realizadas, conclui-se que as estratégias digitais baseadas em influencers têm como objetivos principais a construção de relações de confiança, divulgar novos produtos, aumentar a notoriedade das marcas e alavancar o volume de vendas. A partir das investigações desenvolvidas, contribui-se para a clarificação e desenvolvimento do conhecimento científico acerca do comportamento do consumidor, bem como a orientação para as empresas nos seus processos de comunicação digital através de influencers.pt_PT
dc.identifier.tid202765075pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37474
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectCOVID19; Comportamento; Consumidores; Empresas; Clientes; Influencerspt_PT
dc.titleThe impact of covid-19 on consumer behavior and the role of influencers to ensure a path between consumers and companiespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ISAAC DISSERTAÇÃO_INGLÊS CORRIGIDA - Final.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format