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Abstract(s)
O objetivo da presente dissertação assenta no impacto da pandemia COVID19 no comportamento dos consumidores e a aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Vários autores têm analisado o comportamento dos consumidores desde a situação pandémica atual, bem como o processo de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. O presente estudo segue uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. A base de investigação mista permitiu a obtenção de informações relevantes para os problemas em análise, tornando o confronto da literatura com a realidade mais precisa, obtendo-se resultados fiáveis e conclusivos. No capítulo 2, realizou-se um questionário online com o intuito de comparar o comportamento do consumidor em dois momentos distintos. Segundo os testes estatísticos t student e análise fatorial, foi possível concluir que os hábitos de consumo alteraram devido essencialmente ao nível de rendimento, à inovação dos produtos e às novas tendências do mercado. No capítulo 3, realizaram-se entrevistas a 7 empresas prestadoras de serviços com o intuito de perceber a relação de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Das entrevistas realizadas, conclui-se que as estratégias digitais baseadas em influencers têm como objetivos principais a construção de relações de confiança, divulgar novos produtos, aumentar a notoriedade das marcas e alavancar o volume de vendas. A partir das investigações desenvolvidas, contribui-se para a clarificação e desenvolvimento do conhecimento científico acerca do comportamento do consumidor, bem como a orientação para as empresas nos seus processos de comunicação digital através de influencers.
Description
Keywords
COVID19; Comportamento; Consumidores; Empresas; Clientes; Influencers