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- Portugal e a Cimeira da NATOPublication . Pires, Nuno Lemos; Monjardino, Miguel; Daehnhardt, PatríciaConferência realizada a 15 de Julho de 2021. Sessão de abertura pela diretora do Instituto da Defesa Nacional Helena Carreiras. Coordenadores Prof. Doutora Patrícia Daehnhardt e Prof. Doutor Carlos Gaspar. Moderador : Carlos Gaspar, IDN
- Inovação em Ortopedia -Parte II OMBROPublication . Silva, Germano; Proença, Rita; França Gomes, Manuel
- Ortopedia nos Tempos Modernos - Novos diagnósticos, Inovação Tecnológica nos (bio) materiais - "Skils" cirúrgicasPublication . Proença, Rita; Nascimento, Germano; França Gomes, Manuel
- ULearnEnglish: An Open Ubiquitous System for Assisting in Learning English VocabularyPublication . Letícia Garcia da Silva; Eduardo Gonçalves de Azevedo Neto; Rosemary Francisco; Jorge Luis Victória Barbosa; Luis Augusto Silva; LEITHARDT, VALDERI
- The feasibility of Gamified marketing for organizations and consumersPublication . Rodrigues, Ivo; Lopes, JoãoGamification is a tool that has been receiving supporters from various areas. One of these areas is marketing, where the stake on gamified marketing actions has been growing exponentially. However, despite the growing interest on the subject, most of the available studies derived from academic samples which are focused on the user/ consumer perspective. Although there are studies that address the consumer perspective complemented by the organizational perspective, only few studies observe the viability of gamified marketing in more than one area of activity. This dissertation is based on the realization of two academic studies developed around the gamified marketing aspects experienced by companies and consumers. The perspective of consumers is based on a quantitative analysis, and complemented by the organizational perspective, based on qualitative data. From the results, it appears that most organizations already have basic knowledge to apply gamified marketing strategies, which are classified by most consumers as fun tool to establish contact with brands. Regarding to applicability in the Portuguese market, the primary objective of organizations (direct sales) does not always coincide with consumers (involvement). However, most of the observed experiences are classified as positive, supporting the deepening of the theme. From this dissertation, it was possible to conclude that the adoption of a gamified marketing strategy can represent a certain degree of risk for organizations, however, its strong acceptance by the public can result in significant gains in engagement and brand attitude.
- The impact of covid-19 on consumer behavior and the role of influencers to ensure a path between consumers and companiesPublication . Moreira, Isaac; Lopes, JoãoO objetivo da presente dissertação assenta no impacto da pandemia COVID19 no comportamento dos consumidores e a aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Vários autores têm analisado o comportamento dos consumidores desde a situação pandémica atual, bem como o processo de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. O presente estudo segue uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. A base de investigação mista permitiu a obtenção de informações relevantes para os problemas em análise, tornando o confronto da literatura com a realidade mais precisa, obtendo-se resultados fiáveis e conclusivos. No capítulo 2, realizou-se um questionário online com o intuito de comparar o comportamento do consumidor em dois momentos distintos. Segundo os testes estatísticos t student e análise fatorial, foi possível concluir que os hábitos de consumo alteraram devido essencialmente ao nível de rendimento, à inovação dos produtos e às novas tendências do mercado. No capítulo 3, realizaram-se entrevistas a 7 empresas prestadoras de serviços com o intuito de perceber a relação de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Das entrevistas realizadas, conclui-se que as estratégias digitais baseadas em influencers têm como objetivos principais a construção de relações de confiança, divulgar novos produtos, aumentar a notoriedade das marcas e alavancar o volume de vendas. A partir das investigações desenvolvidas, contribui-se para a clarificação e desenvolvimento do conhecimento científico acerca do comportamento do consumidor, bem como a orientação para as empresas nos seus processos de comunicação digital através de influencers.
- ANÁLISE DA REJEIÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: UM ENSAIO CONTABILOMÉTRICOPublication . Barroso, Eliziane de Carvalho; Dias, ÁlvaroO julgamento pelo Tribunal de Contas dos Estados (TCE’s) dos gastos públicos no Brasil é resultado de um conjunto de variáveis que associadas ou isoladamente interferem no seu processo. Nos municípios brasileiros o contexto da reprovação ou irregularidade das contas públicas é bastante comum, indicando a precariedade na formatação dessa peça contábil. O objetivo desse estudo é explicar a rejeição das prestações de contas públicas dos gestores municipais pelo órgão de controle externo nos municípios da grande Teresina no estado do Piauí no ano de 2012, temática alçada, portanto, no campo do controle interno e externo. O estudo trata-se de um ensaio contabilométrico com 13 observações, sendo pautado no campo descritivo por uma revisão de literatura. Nesse sentido adotam-se três variáveis explicativas para determinar o fenômeno da aprovação ou rejeição das contas públicas, são elas: a população do município, a presença de um órgão controlador específico e o apontamento de recursos humanos qualificados para manipular a dinâmica da legalidade dos gastos. O resultado da pesquisa mostrou que o coeficiente de determinação (R2) que é o elemento que sugere o grau de explicação das variáveis independentes sobre a variável dependente apresentou percentual pouco explicativo para o fenômeno, entretanto, estatisticamente relevante para as rolagens simples. No modelo múltiplo o resultado do coeficiente de determinação foi pouco expressivo, e irrelevante estatisticamente. A conclusão do estudo é que é necessário ampliar o número de observações e eleger novas variáveis explicativas, apesar de teoricamente as variáveis apontadas se mostrarem relacionadas.