Repository logo
 
Publication

O desafio da interdisciplinaridade – experiências na prática educativa de 1.º CEB

dc.contributor.advisorChélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-
dc.contributor.authorAfonso, Diana Alexandra Fernandes
dc.date.accessioned2022-05-18T13:33:20Z
dc.date.available2022-05-18T13:33:20Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO presente relatório final surge no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de descrever, analisar e refletir o desafio da Interdisciplinaridade na Prática Educativa. O relatório obedece à seguinte estrutura: introdução, enquadramento teórico, projeto de intervenção pedagógica e considerações finais. A componente de enquadramento teórico enraizada na literatura publicada, contextualiza a prática educativa e a abordagem escolhida. O projeto de intervenção pedagógica teve como principal objetivo evidenciar um conjunto de estratégias que foram estruturadas e planeadas de forma a promover a interdisciplinaridade, com as crianças, com o intuito de potencializar e enriquecer as suas aprendizagens neste contexto. As considerações finais refletem sobre a prática educativa e sobre os principais resultados, e as suas conclusões. Assim, a prática educativa surgiu com base numa prática interdisciplinar, que pretendeu desenvolver a articulação curricular, numa turma de 3.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmago do Relatório Final, procedeu-se à descrição e reflexão de atividades implementadas; e à elaboração de um estudo estatístico exploratório (definição de um problema a estudar, planificação de um questionário e, recolha, organização, tratamento, apresentação e discussão dos dados), analisando as perceções e opiniões dos docentes cooperantes da escola, relativamente à temática em estudo. Relativamente à prática implementada, foi possível observar a motivação das crianças através do seu compromisso nas propostas desenvolvidas, o que permitiu refletir sobre o decorrer das aulas. De forma geral, tendo em conta os instrumentos utilizados, chegouse à conclusão que a interdisciplinaridade é valorizada no domínio das práticas pedagógicas dos docentes inquiridos, sendo apreciada como contributo para tornar as aprendizagens das crianças mais ricas e mais diversificadas.pt_PT
dc.identifier.tid203011058pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40620
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectArticulação Curricularpt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.titleO desafio da interdisciplinaridade – experiências na prática educativa de 1.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DIANA_AFONSO.pdf
Size:
16.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format