Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
16.09 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final surge no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar
e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de descrever, analisar e refletir o
desafio da Interdisciplinaridade na Prática Educativa. O relatório obedece à seguinte
estrutura: introdução, enquadramento teórico, projeto de intervenção pedagógica e
considerações finais. A componente de enquadramento teórico enraizada na literatura
publicada, contextualiza a prática educativa e a abordagem escolhida. O projeto de
intervenção pedagógica teve como principal objetivo evidenciar um conjunto de
estratégias que foram estruturadas e planeadas de forma a promover a
interdisciplinaridade, com as crianças, com o intuito de potencializar e enriquecer as suas
aprendizagens neste contexto. As considerações finais refletem sobre a prática educativa
e sobre os principais resultados, e as suas conclusões.
Assim, a prática educativa surgiu com base numa prática interdisciplinar, que pretendeu
desenvolver a articulação curricular, numa turma de 3.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo
do Ensino Básico. No âmago do Relatório Final, procedeu-se à descrição e reflexão de
atividades implementadas; e à elaboração de um estudo estatístico exploratório
(definição de um problema a estudar, planificação de um questionário e, recolha,
organização, tratamento, apresentação e discussão dos dados), analisando as perceções
e opiniões dos docentes cooperantes da escola, relativamente à temática em estudo.
Relativamente à prática implementada, foi possível observar a motivação das crianças
através do seu compromisso nas propostas desenvolvidas, o que permitiu refletir sobre o
decorrer das aulas. De forma geral, tendo em conta os instrumentos utilizados, chegouse
à conclusão que a interdisciplinaridade é valorizada no domínio das práticas
pedagógicas dos docentes inquiridos, sendo apreciada como contributo para tornar as
aprendizagens das crianças mais ricas e mais diversificadas.
Description
Keywords
Interdisciplinaridade Articulação Curricular Prática Educativa