Publication
A Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: Um Estudo com Crianças
dc.contributor.author | Mariline Pinheiro Moutinho Martins | |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T18:19:39Z | |
dc.date.available | 2019-02-12T18:19:39Z | |
dc.date.issued | 2017-08-01 | |
dc.description.abstract | A Educação Pré-escolar constitui-se como um período muito importante para o desenvolvimento da criança, no qual se devem proporcionar condições favoráveis às suas aprendizagens e desenvolvimento integral. Este relatório de investigação tem como objetivo principal avaliar o desenvolvimento literácito de crianças com cinco anos de idade, tendo em consideração quatro indicadores: o conhecimento de funções da escrita, o conhecimento de convenções do código escrito, a associação entre sons e letras, e a consciência fonológica. Neste estudo, participaram cinco crianças, que se encontravam na etapa final da educação pré-escolar. As técnicas de recolha de dados usadas foram folhas de registo, questões abertas e registo fotográfico. Os resultados obtidos evidenciaram que as crianças apresentam alguns conhecimentos sobre a linguagem escrita, existindo, tal como expectável pela literatura, diferenças individuais. Discutem se os resultados com base na literatura e tendo em conta a prática profissional na educação pré-escolar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201924102 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/27803 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | ´Educação pré-escolar´ | pt_PT |
dc.subject | ´Abordagem à escrita´ | pt_PT |
dc.subject | ´Desenvolvimento literácito´ | pt_PT |
dc.subject | ´Educador de infância´ | pt_PT |
dc.title | A Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: Um Estudo com Crianças | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A Abordagem à Escrita na Educação Pré-escolar- um estudo com crianças de cinco anos.pdf
- Size:
- 554.02 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: