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Fortalecer as famílias nas competências necessárias ao exercício da parentalidade: combater precocemente a pobreza infantil
datacite.subject.fos | Serviço social | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Maria Cidália | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Daniela Filipa Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T15:22:15Z | |
dc.date.available | 2017-05-26T15:22:15Z | |
dc.date.issued | 2017-05-05 | |
dc.date.submitted | 2017-03 | |
dc.description.abstract | Neste relatório analisa-se uma experiência de estágio na área da Intervenção Social na Juventude em Risco de Exclusão Social que elege, como campo de observação e de intervenção, um projeto com crianças e mães, na Associação Qualificar para Incluir, situada no Porto. No âmbito deste estágio, desenvolveu-se um projeto que passa, essencialmente, por uma intervenção precoce através de atividades lúdicas como leitura, jogos, pintura (…) bem como o fortalecimento das famílias nas competências necessárias ao exercício da parentalidade. O projeto teve como população-alvo crianças menores de três anos de idade, que não frequentassem qualquer sistema de ensino formal. O processo de socialização destas crianças ocorre em ambientes estruturados pela exclusão económica e marginalização social, com situações de violência física ou verbal, ausência do pai, condições habitacionais degradantes que podem efetivamente condicionar o seu futuro. Neste relatório parte-se de uma discussão teórica sobre os processos de aprendizagem da língua materna que diferem substancialmente segundo os recursos culturais das famílias. O objetivo do projeto é trabalhar com as famílias para superar as desigualdades de acesso ao domínio da língua materna, à cultura e à carreira escolar. Conclui-se neste relatório que a mudança de rotinas comunicacionais dentro da família é uma condição necessária para que as aprendizagens das crianças não sofram regressões e se consolidem ao longo dos anos. O maior desafio, do ponto de vista científico, reside na demonstração de que é possível induzir um enriquecimento linguístico significativo nas famílias e crianças. O estágio incidiu na criação de algumas das condições que permitem o envolvimento das famílias na estimulação precoce do desenvolvimento linguístico das crianças | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201891786 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18399 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Pobreza infantil | pt_PT |
dc.subject | Intervenção precoce | pt_PT |
dc.subject | Competências parentais | pt_PT |
dc.subject | Parentalidade | pt_PT |
dc.title | Fortalecer as famílias nas competências necessárias ao exercício da parentalidade: combater precocemente a pobreza infantil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Serviço Social do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social | pt_PT |