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Abstract(s)
Neste relatório analisa-se uma experiência de estágio na área da Intervenção Social na Juventude em Risco de Exclusão Social que elege, como campo de observação e de intervenção, um projeto com crianças e mães, na Associação Qualificar para Incluir, situada no Porto. No âmbito deste estágio, desenvolveu-se um projeto que passa, essencialmente, por uma intervenção precoce através de atividades lúdicas como leitura, jogos, pintura (…) bem como o fortalecimento das famílias nas competências necessárias ao exercício da parentalidade.
O projeto teve como população-alvo crianças menores de três anos de idade, que não frequentassem qualquer sistema de ensino formal. O processo de socialização destas crianças ocorre em ambientes estruturados pela exclusão económica e marginalização social, com situações de violência física ou verbal, ausência do pai, condições habitacionais degradantes que podem efetivamente condicionar o seu futuro.
Neste relatório parte-se de uma discussão teórica sobre os processos de aprendizagem da língua materna que diferem substancialmente segundo os recursos culturais das famílias. O objetivo do projeto é trabalhar com as famílias para superar as desigualdades de acesso ao domínio da língua materna, à cultura e à carreira escolar.
Conclui-se neste relatório que a mudança de rotinas comunicacionais dentro da família é uma condição necessária para que as aprendizagens das crianças não sofram regressões e se consolidem ao longo dos anos. O maior desafio, do ponto de vista científico, reside na demonstração de que é possível induzir um enriquecimento linguístico significativo nas famílias e crianças. O estágio incidiu na criação de algumas das condições que permitem o envolvimento das famílias na estimulação precoce do desenvolvimento linguístico das crianças
Description
Keywords
Pobreza infantil Intervenção precoce Competências parentais Parentalidade