Publication
O ensino da matemática e os cursos EFA: análise da aquisição de conteúdos matemáticos no final dos cursos de educação e formação de adultos de nível básico
dc.contributor.advisor | Silva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976- | |
dc.contributor.author | Clara, Sofia Alexandra Alves Duarte | |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T13:06:32Z | |
dc.date.available | 2018-09-28T13:06:32Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A educação de adultos assume-se, na era da globalização, de extrema importância, contribuindo para que os adultos adquiram conhecimentos e competências para melhorar as suas vidas, beneficiando as famílias, comunidades e a sociedade. Alguns dos projetos de educação de adultos integram-se no âmbito da educação não formal. Esta pretende dar resposta às necessidades dos adultos envolvidos, permitindo alcançar determinadas finalidades, como: a autonomia, o desejo de aprender, a integração, o desenvolvimento local, a economia social e solidária. Uma das formas disponíveis para alcançar tais fins são os cursos de educação e formação de adultos (EFA), que visam a qualificação escolar e profissional da população adulta. Estes cursos proporcionam uma oferta integrada de educação e formação e privilegiam soluções flexíveis de construção e de desenvolvimento curricular. Os cursos EFA de nível básico, no que concerne à área de competências-chave de Matemática para a Vida, seguem um programa de formação. Deste programa, constam os objetivos que os formandos deverão alcançar no final da frequência dos respetivos cursos. Estes enquadram-se num programa matemático que, comparativamente ao utilizado nas escolas, tem algumas semelhanças ao nível dos conteúdos. Com o presente estudo, pretende-se analisar a aquisição de conteúdos matemáticos no final dos cursos EFA de nível básico. Tendo em vista essa análise, para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Inquérito por Questionário e um Teste com questões matemáticas, retiradas dos exames nacionais do 9.º ano e do site do Instituto de Avaliação Educativa. A análise de dados e de conteúdos permitiu-nos concluir que, de uma forma geral, foram adquiridas as noções matemáticas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201962250 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24167 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação e Formação de Adultos | pt_PT |
dc.subject | Cursos EFA de Nível Básico | pt_PT |
dc.subject | Matemática para a Vida | pt_PT |
dc.subject | Aquisição | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.title | O ensino da matemática e os cursos EFA: análise da aquisição de conteúdos matemáticos no final dos cursos de educação e formação de adultos de nível básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local | pt_PT |