Repository logo
 
Publication

O ensino da matemática e os cursos EFA: análise da aquisição de conteúdos matemáticos no final dos cursos de educação e formação de adultos de nível básico

dc.contributor.advisorSilva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976-
dc.contributor.authorClara, Sofia Alexandra Alves Duarte
dc.date.accessioned2018-09-28T13:06:32Z
dc.date.available2018-09-28T13:06:32Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA educação de adultos assume-se, na era da globalização, de extrema importância, contribuindo para que os adultos adquiram conhecimentos e competências para melhorar as suas vidas, beneficiando as famílias, comunidades e a sociedade. Alguns dos projetos de educação de adultos integram-se no âmbito da educação não formal. Esta pretende dar resposta às necessidades dos adultos envolvidos, permitindo alcançar determinadas finalidades, como: a autonomia, o desejo de aprender, a integração, o desenvolvimento local, a economia social e solidária. Uma das formas disponíveis para alcançar tais fins são os cursos de educação e formação de adultos (EFA), que visam a qualificação escolar e profissional da população adulta. Estes cursos proporcionam uma oferta integrada de educação e formação e privilegiam soluções flexíveis de construção e de desenvolvimento curricular. Os cursos EFA de nível básico, no que concerne à área de competências-chave de Matemática para a Vida, seguem um programa de formação. Deste programa, constam os objetivos que os formandos deverão alcançar no final da frequência dos respetivos cursos. Estes enquadram-se num programa matemático que, comparativamente ao utilizado nas escolas, tem algumas semelhanças ao nível dos conteúdos. Com o presente estudo, pretende-se analisar a aquisição de conteúdos matemáticos no final dos cursos EFA de nível básico. Tendo em vista essa análise, para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Inquérito por Questionário e um Teste com questões matemáticas, retiradas dos exames nacionais do 9.º ano e do site do Instituto de Avaliação Educativa. A análise de dados e de conteúdos permitiu-nos concluir que, de uma forma geral, foram adquiridas as noções matemáticas.pt_PT
dc.identifier.tid201962250pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24167
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação e Formação de Adultospt_PT
dc.subjectCursos EFA de Nível Básicopt_PT
dc.subjectMatemática para a Vidapt_PT
dc.subjectAquisiçãopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.titleO ensino da matemática e os cursos EFA: análise da aquisição de conteúdos matemáticos no final dos cursos de educação e formação de adultos de nível básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Localpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SOFIA_CLARA.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: