Repository logo
 
Publication

A caracterização do consumidor português para a compra de uma nova bebida vegetal com cereais matinais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorDomingos, Catarina
dc.contributor.authorVieira, Paulo Ricardo Gomes
dc.date.accessioned2022-07-14T16:59:27Z
dc.date.available2022-07-14T16:59:27Z
dc.date.issued2022-06-06
dc.description.abstractÉ cada vez mais importante a literacia alimentar do consumidor português sobre a importância do consumo de produtos alimentares de origem vegetal, promovendo uma alimentação equilibrada e saudável em termos nutricionais, com foco na saúde e bem-estar, respeitando todas as questões inerentes à ética relativa ao bem-estar animal e ambiente, com implementação de políticas de segurança alimentar e com produtos que possuam um sabor elementar que, em conjunto, proporcionem uma experiência capaz de aumentar a predisposição de compra dos consumidores portugueses para este tipo de produtos alimentares. Ao mesmo tempo, interessa perceber a conjuntura atual, em termos económicos, sociais, saúde pública e de perspetivas futuras e também perceber a evolução que a indústria alimentar portuguesa tem tido ao longo do tempo. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber os hábitos, preferências e motivações do consumidor português face a bebidas vegetais, para que se possa avaliar, posteriormente, a pertinência da introdução de uma nova bebida vegetal com cereais matinais, no mercado. Nesse sentido, foram estudadas categorias de produtos similares: bebidas vegetais, cereais matinais e snacks (uma vez que o novo produto poderá encontrar aqui enquadramento). Face a este objetivo geral delineou-se um conjunto de objetivos específicos que foram analisados bibliograficamente, salvaguardando o estado da arte. As hipóteses analisadas foram testadas através de um questionário online, recolhidas de uma amostra de 302 pessoas, da população residente em Portugal. A sua posterior análise permitiu então caracterizar o consumidor português para a compra de uma bebida vegetal com cereais matinais. Esta investigação permitiu ainda contribuir com dados para futuras investigações académicas e ser uma investigação aplicada para indústria alimentar, em particular para a inovação e desenvolvimento de novos produtos e estratégias de marketing.pt_PT
dc.identifier.tid203034988pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41335
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProdutos alimentarespt_PT
dc.subjectBebidas vegetaispt_PT
dc.subjectCereais matinaispt_PT
dc.subjectSnackspt_PT
dc.subjectSaúde e bem-estarpt_PT
dc.subjectÉtica e ambientept_PT
dc.subjectSegurança alimentarpt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectPreçopt_PT
dc.titleA caracterização do consumidor português para a compra de uma nova bebida vegetal com cereais matinaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
paulo_vieira.pdf
Size:
6.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: