Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
É cada vez mais importante a literacia alimentar do consumidor português sobre a
importância do consumo de produtos alimentares de origem vegetal, promovendo
uma alimentação equilibrada e saudável em termos nutricionais, com foco na saúde
e bem-estar, respeitando todas as questões inerentes à ética relativa ao bem-estar
animal e ambiente, com implementação de políticas de segurança alimentar e com
produtos que possuam um sabor elementar que, em conjunto, proporcionem uma
experiência capaz de aumentar a predisposição de compra dos consumidores
portugueses para este tipo de produtos alimentares. Ao mesmo tempo, interessa
perceber a conjuntura atual, em termos económicos, sociais, saúde pública e de
perspetivas futuras e também perceber a evolução que a indústria alimentar
portuguesa tem tido ao longo do tempo.
A presente dissertação tem como principal objetivo perceber os hábitos,
preferências e motivações do consumidor português face a bebidas vegetais, para
que se possa avaliar, posteriormente, a pertinência da introdução de uma nova
bebida vegetal com cereais matinais, no mercado. Nesse sentido, foram estudadas
categorias de produtos similares: bebidas vegetais, cereais matinais e snacks (uma
vez que o novo produto poderá encontrar aqui enquadramento).
Face a este objetivo geral delineou-se um conjunto de objetivos específicos que
foram analisados bibliograficamente, salvaguardando o estado da arte.
As hipóteses analisadas foram testadas através de um questionário online,
recolhidas de uma amostra de 302 pessoas, da população residente em Portugal.
A sua posterior análise permitiu então caracterizar o consumidor português para a
compra de uma bebida vegetal com cereais matinais.
Esta investigação permitiu ainda contribuir com dados para futuras investigações
académicas e ser uma investigação aplicada para indústria alimentar, em particular
para a inovação e desenvolvimento de novos produtos e estratégias de marketing.
Description
Keywords
Produtos alimentares Bebidas vegetais Cereais matinais Snacks Saúde e bem-estar Ética e ambiente Segurança alimentar Qualidade Preço