Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Histórias de vida

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ELISABETE_ALMEIDA.pdf3.96 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação insere-se no âmbito da Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, no domínio da Educação e Formação de jovens adultos e adultos, que, por motivos vários, não tiveram oportunidade de estudar enquanto crianças e jovens. O acesso à educação é um direito fundamental e a falta de oportunidades de aprendizagem pode ter consequências negativas para o desenvolvimento pessoal, social e local. No mesmo sentido, o abandono precoce da escola é um fator de vulnerabilidade à pobreza e exclusão social. Assim, este trabalho enquadra a possibilidade de acesso à Educação de Adultos como uma solução para as consequências das baixas qualificações, como sejam a precaridade laboral e desfavorecimento socioeconómico, e como um fator de mobilidade social ascendente. No presente trabalho, aborda-se especificamente o caso do Curso Liceal Noturno de 1990 da Escola da Tocha, enquanto iniciativa pioneira de Educação de Adultos em Portugal, situada numa localidade em Portugal de reduzida dimensão, caracterizada por abandono escolar precoce e falta de oportunidades de trabalho, procurando-se analisar os impactos que teve na vida daqueles que o frequentaram a nível educativo, profissional e familiar. Perceber quais as motivações que levaram as pessoas a frequentar este curso noturno e, simultaneamente, analisar os resultados alcançados pelos participantes após a frequência do mesmo, face à sua situação profissional, económica, pessoal e social presente ao atual contexto, são os objetivos desta dissertação, a fim de analisar de que forma este curso mudou e ou melhorou as condições de vida pessoal e familiar, de empregabilidade e inclusão na sociedade atual. Pretende-se também clarificar alguns conceitos na área da Educação de Adultos e do Desenvolvimento Local, mais especificamente, a operacionalização de metodologias implementadas nestas práticas formativas cuja finalidade é a inclusão, formação e certificação de pessoas adultas. A análise deste Curso Liceal Noturno, encarada enquanto estratégia de capacitação e desenvolvimento local, como percussor de outras estratégias de formação, reconhecimento ou certificação de competências que visaram requalificar e aceder a formação a adultos que abandonaram a escola precocemente e aceder a novas oportunidades académicas e laborais. Para a realização deste trabalho, foi utilizado como principal instrumento de recolha de dados primários a técnica de entrevista semi-estruturada, numa fase exploratória do estudo, no formato de focus group, de maneira a favorecer a participação e clarificar os objetivos da investigação, e num segundo momento, entrevista individual sobre Histórias de Vida a 10 formandos, de forma a responder ao objetivo principal deste trabalho. Ao longo do mesmo, pretendeu-se explorar o conceito de Histórias de Vida, a sua relevância para a análise da Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, em paralelo com a história da comunidade e a cultura como seu fator identitário de uma, evidenciando a sua importância.

Description

Keywords

Histórias de Vida Memórias Educação de Adultos Capacitação Inclusão Social Desenvolvimento Local

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue