Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
JOANA_LOPES.pdf7.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2020-2021, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, do 6.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico O estudo centrou-se no domínio dos conceitos de segunda ordem envolvendo diferentes estratégias educativas – Aula Expositiva Dialogada e Metodologia de Trabalho por Projeto –, relativamente a conteúdos referentes ao Estado Novo. Pretendeu-se apurar de que forma eram mobilizadas, apreendidas e exploradas as noções históricas considerando a aplicação de distintas metodologias educativas. Em termos metodológicos mobilizaram-se diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados –observação e inquérito por questionário – recorrendo à análise de conteúdo para o seu tratamento. Constatou-se, naturalmente, que o tempo despendido e o envolvimento das crianças variou consoante a metodologia mobilizada, mesmo considerando que se trabalhou com duas turmas que apresentam diferentes níveis de aproveitamento e interesse nas temáticas exploradas, verificou-se que, em ambos os casos, se desenvolveram competências históricas e se mobilizaram os conceitos de segunda-ordem subjacentes às tarefas propostas.

Description

Keywords

Evidência Histórica Consciência Histórica Competência Narrativa Metodologia de Trabalho por Projeto Aula Expositiva Dialogada Ensino Básico 2º Ciclo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue