Publication
A afetividade na transição do pré-escolar para 1.º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Campos, Maria Orquídea | |
dc.contributor.author | Jorge, Ana Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2022-06-25T15:17:56Z | |
dc.date.available | 2022-06-25T15:17:56Z | |
dc.date.issued | 2022-02-23 | |
dc.description.abstract | O presente estudo intitulado de “A Afetividade na Transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, procura sensibilizar todos os profissionais e intervenientes na transição de uma criança do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório é apresentado um estudo de natureza qualificativa-interpretativa, com base na problemática, que teve como pergunta de partida: “Porquê a diferença na relação afetiva entre o Educador e o Professor de 1.º Ciclo com as suas crianças?” O instrumento utilizado para a recolha de dados foi baseado em quatro entrevistas com duas Educadoras de Infância e dois Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estes de escolas diferentes para haver assim uma maior variedade na amostra. Ao longo de todo o relatório, queremos dar resposta à questão acima colocada, acreditando, assim que uma boa relação afetiva é a base para uma boa relação pedagógica, e isso será aqui espelhado assim como a preocupação e convicção que uma educação com base na relação afetiva é uma mais-valia para todos os intervenientes. A transição de ciclo, deve ser olhada pelos profissionais como um tema importante para as nossas crianças, tanto no Pré-Escolar como no 1.º Ciclo, o Afeto deve estar presente em todo este processo para torná-lo assim mais calmo e sereno para todas as crianças que vivenciam esta fase tão importante das suas vidas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203026721 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41196 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Afetividade | pt_PT |
dc.subject | Transição | pt_PT |
dc.subject | Relações | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Educador | pt_PT |
dc.subject | Professor | pt_PT |
dc.title | A afetividade na transição do pré-escolar para 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |