Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.19 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2020-2021, numa turma de 23 alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Diversos contos da literatura infantil trazem a figura do lobo através do estereótipo de maléfico, traiçoeiro, assustador, entre outros que o caracterizam como “o lobo mau”.
Haverá razões para os comportamentos selvagens e incontrolados destes animais relatados nas histórias tradicionais? Haver, há, e é por isso mesmo que ao longo desta investigação, as crianças foram confrontadas com várias dinâmicas que permitiram desconstruir estereótipos em relação ao papel do lobo, nas histórias e na vida real.
Para a recolha de dados foram usados vários procedimentos tais como notas de observação, recolha de produções das crianças, diálogo e questionários.
A intervenção desenvolvida permitiu concluir que apesar de algumas histórias contribuírem para o aparecimento de alguns estereótipos, neste caso, em relação à figura do lobo, é possível desmistificar, desconstruir e modificar conceções através do desenvolvimento de dinâmicas interdisciplinares.
Description
Keywords
Literatura Infantil Conceções dos Alunos Lobo-Mau Ensino Básico 1º Ciclo