Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.13 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho procurou desenvolver a promoção e a mediação da leitura
de poesia junto de um grupo de crianças do Ensino Pré-Escolar, assim como provocar
a criação de poemas, feitos pelas próprias, contribuindo para a sua formação
enquanto leitores, colocando-as em contacto com textos poéticos.
Começámos por nos debruçar, em termos teóricos, sobre a revisão da
literatura referente ao desenvolvimento do pensamento da criança, o processo de
leitura e a criança enquanto leitor, a poesia feita para crianças e finalmente a criança e
a leitura da poesia.
As actividades de promoção e mediação da leitura efectuadas, contemplaram a
leitura da poesia de três escritores portugueses: Matilde Rosa Araújo, Luísa Ducla
Soares e Sidónio Muralha, seguida da realização de textos poéticos por parte das
crianças.
Este trabalho inseriu-se numa abordagem qualitativa, com base na observação
direta, seguida da análise e interpretação das produções das crianças
Description
Keywords
Literatura infantil Leitura Promoção Poesia Criança de idade pré-escolar