Repository logo
 

ESEJD - Promoção e mediação da leitura

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 2 of 2
  • Promoção e mediação de poesia junto de crianças de pré-escolar
    Publication . Ferreira, Carina Alexandra dos Reis
    O presente trabalho procurou desenvolver a promoção e a mediação da leitura de poesia junto de um grupo de crianças do Ensino Pré-Escolar, assim como provocar a criação de poemas, feitos pelas próprias, contribuindo para a sua formação enquanto leitores, colocando-as em contacto com textos poéticos. Começámos por nos debruçar, em termos teóricos, sobre a revisão da literatura referente ao desenvolvimento do pensamento da criança, o processo de leitura e a criança enquanto leitor, a poesia feita para crianças e finalmente a criança e a leitura da poesia. As actividades de promoção e mediação da leitura efectuadas, contemplaram a leitura da poesia de três escritores portugueses: Matilde Rosa Araújo, Luísa Ducla Soares e Sidónio Muralha, seguida da realização de textos poéticos por parte das crianças. Este trabalho inseriu-se numa abordagem qualitativa, com base na observação direta, seguida da análise e interpretação das produções das crianças
  • Falar e ler para encantar
    Publication . Jorge, Vera
    É fundamental que os Educadores de Infância que exercem a sua actividade em contexto de Creche tenham consciência clara acerca do benefício que a promoção do livro infantil e as práticas de mediação de leitura poderão trazer às crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses. Com a finalidade de saber mais sobre os primeiros contactos da criança daquelas idades com a palavra, o ritmo e, em especial, com o livro, na Parte I deste Relatório começa-se por abordar questões teóricas como o desenvolvimento cognitivo da criança, a relação estabelecida com o mundo que a envolve, o papel do livro infantil (onde se inclui o livro de literatura infantil) no seu crescimento, o contributo que, em situação de Creche, o Educador de Infância pode ter na promoção do livro, na mediação da leitura. Na Parte II, depois de se caracterizar a Creche onde nos propusemos a desenvolver um trabalho continuado de mediação da leitura, relatam-se as actividades realizadas no decurso do ano lectivo de 2008/ 2009: apresentam-se as propostas implementadas; dá-se notícia dos materiais seleccionados para promover a leitura, das actividades levadas a cabo, e das reacções das crianças.