Publication
O estímulo emocional na criança com paralisia cerebral na perspetiva dos professores
dc.contributor.author | Coutinho, Maria Alexandra dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T16:41:14Z | |
dc.date.available | 2013-05-09T16:41:14Z | |
dc.date.issued | 2013-04 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema “O estímulo emocional na criança com paralisia cerebral, na perspetiva dos professores”. Para realizar o objetivo proposto, efetuou-se este trabalho, que é constituído por um Enquadramento Teórico e por um Enquadramento Empírico onde se realiza a apresentação, análise e respetiva discussão dos resultados, os limites do projeto e prospetiva de divulgação. No Enquadramento Teórico, é apresentado o conceito de Paralisia Cerebral, segundo vários autores. São ainda abordadas as causas (Etiologia) da Paralisia Cerebral, bem como a classificação da mesma e os problemas associados… No Enquadramento é também apresentada a definição de emoção, de inteligência emocional, bem como, o estímulo emocional no desenvolvimento da criança com PC (papel da família, escola, docente) verificando se o desenvolvimento da educação emocional é um auxiliar no progresso da aprendizagem das crianças com PC. Finalizamos com a apresentação de algumas estratégias para se trabalhar com crianças com Paralisia Cerebral com o objetivo de aumentar a sua autoestima, autodeterminação e confiança. No Enquadramento Empírico, é apresentada a metodologia utilizada, com a finalidade de analisar se os professores estão sensibilizados para a importância da estimulação das emoções no desenvolvimento das aprendizagens; se os professores consideram importante e eficaz a utilização de estratégias/práticas diversificadas, ao nível do estímulo das emoções, para implementarem nas escolas; se os professores se sentem motivados e preparados para melhorarem a sua prática em relação à educação emocional, se os estímulos emocionais são utilizados nas escolas de forma permanente para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com PC. Por fim, são apresentados, analisados e discutidos os resultados obtidos, aferidos através de um questionário, junto de uma amostra 100 professores do concelho de Viana do Castelo. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4082 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Paralisia cerebral | por |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | por |
dc.title | O estímulo emocional na criança com paralisia cerebral na perspetiva dos professores | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |