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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho tem como tema “O estímulo emocional na criança com paralisia cerebral, na perspetiva dos professores”. Para realizar o objetivo proposto, efetuou-se este trabalho, que é constituído por um Enquadramento Teórico e por um Enquadramento Empírico onde se realiza a apresentação, análise e respetiva discussão dos resultados, os limites do projeto e prospetiva de divulgação.
No Enquadramento Teórico, é apresentado o conceito de Paralisia Cerebral, segundo vários autores. São ainda abordadas as causas (Etiologia) da Paralisia Cerebral, bem como a classificação da mesma e os problemas associados…
No Enquadramento é também apresentada a definição de emoção, de inteligência emocional, bem como, o estímulo emocional no desenvolvimento da criança com PC (papel da família, escola, docente) verificando se o desenvolvimento da educação emocional é um auxiliar no progresso da aprendizagem das crianças com PC. Finalizamos com a apresentação de algumas estratégias para se trabalhar com crianças com Paralisia Cerebral com o objetivo de aumentar a sua autoestima, autodeterminação e confiança.
No Enquadramento Empírico, é apresentada a metodologia utilizada, com a finalidade de analisar se os professores estão sensibilizados para a importância da estimulação das emoções no desenvolvimento das aprendizagens; se os professores consideram importante e eficaz a utilização de estratégias/práticas diversificadas, ao nível do estímulo das emoções, para implementarem nas escolas; se os professores se sentem motivados e preparados para melhorarem a sua prática em relação à educação emocional, se os estímulos emocionais são utilizados nas escolas de forma permanente para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com PC.
Por fim, são apresentados, analisados e discutidos os resultados obtidos, aferidos através de um questionário, junto de uma amostra 100 professores do concelho de Viana do Castelo.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Paralisia cerebral Inteligência emocional Desenvolvimento emocional