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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho reflete uma análise do exigente processo de estágio realizado no ano letivo
2022/2023 na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, situada na freguesia da Amora, concelho do Seixal.
Esta prática de ensino supervisionada teve como objetivo a experiência no ensino a duas turmas, uma
do ensino básico (7º ano) e outra do secundário (10º ano), além de possibilitar a vivência no contexto
global do professor de Educação Física Assim, visa o relato e a reflexão sobre as aprendizagens e
atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais.
As atividades desenvolvidas no estágio são apresentadas em quatro grandes áreas. A área Profissional,
Social e Ética (Área I) centra-se na caracterização da Escola, do contexto da EF e das turmas envolvidas.
Seguidamente, na área de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Área II), são abordados temas
relacionados com o processo de ensino-aprendizagem, planeamento e avaliação. Nesta área, são
também descritos os critérios de avaliação, os objetivos propostos durante o ano letivo, as estratégias
utilizadas para a obtenção dos mesmos e uma reflexão crítica. A área III, Participação na Escola e
Relação com a comunidade, apresenta uma a relação criada com a comunidade Escolar durante todo
o processo, bem como uma exposição dos projetos onde o professor-estagiário esteve envolvido, não
só com as suas turmas, mas também como diretor de turma e treinador da equipa de voleibol do
Desporto Escolar. Por fim, na área de Desenvolvimento Profissional ao Longo Da Vida (Área IV), de
modo a dar continuidade à formação do professor, é apresentada uma investigação que trata uma
temática ainda pouco abordada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às
atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, procurou analisar-se a perceção
subjetiva de esforço de adolescentes do sexo masculino no teste de esforço do vaivém que consta dos
testes do FITescola de forma a mensurar a componente da condição física. Este, incide sobre 40
rapazes entre o 7º e 10º ano e realiza-se no contexto de aula de EF.
