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- Relationship between mobbing and organizational performance: workplace well-being and individual performance as serial mediation mechanisms DissertaçãoPublication . Ronha, Larissa; Rodrigues, RosaO mobbing, também conhecido como assédio moral, exerce impactos significativos no comportamento dos colaboradores em contextos laborais, influenciando negativamente o desempenho organizacional. Assim, a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho e o desempenho individual emergem como fatores cruciais para mitigar os efeitos negativos decorrentes deste fenómeno. Esta investigação visa analisar em que medida o bem-estar laboral e o desempenho individual atuam como mediadores em série na relação entre o mobbing e o desempenho organizacional. A pesquisa contou com a participação de 388 trabalhadores dos setores público e privado, com idades entre os 21 e os 59 anos. O estudo, de caráter transversal, foi conduzido através de uma abordagem quantitativa, utilizando uma amostra não probabilística. Para a recolha de dados utilizaram-se a Luxembourg Mobbing Scale, o Job Performance Questionnaire, o Organizational Performance Questionnaire e a Workplace Welfare Scale. Os resultados demonstraram que elevados níveis de mobbing estão associados a uma redução significativa do desempenho organizacional. Além disso, o bem-estar em contexto de trabalho e o desempenho individual foram identificados como mediadores em série nesta relação, indicando que ambientes laborais mais harmoniosos melhoram a eficácia individual e contribuem para aumentar o desempenho organizacional.
- The role of organization culture and job embeddedness in the relationship between onboarding and talent retention: a moderated mediation modelPublication . Isaac dos Santos Almas, SofiaThe influence of organizational culture and job embeddedness on the relationship between the onboarding process and talent retention is crucial for understanding the mechanisms that support employee retention in organizations. Using a moderated mediation model, this research analyzed how an effective onboarding process can enhance job embeddedness, positively influencing talent retention. Simultaneously, it examined the moderating role of organizational culture, which can either strengthen or weaken this relationship. The study involved 435 employees aged between 20 and 65 years, using a convenience sample obtained through snowball sampling. The Onboarding Scale, Employee Retention Questionnaire, Job Embeddedness Scale, and Organizational Culture Scale were utilized for data collection. Results demonstrated that a well-structured onboarding process strengthens job embeddedness, positively impacting employee retention. Furthermore, organizational culture was found to act as a moderator, potentially amplifying or reducing the effect of the onboarding process on talent retention. In contexts where organizational culture has limited influence on organizational functioning, the onboarding process was shown to have a positive and significant impact on talent retention. Conversely, in settings with a strong and influential organizational culture, the direct impact of onboarding on retention tends to be weaker, underscoring the importance of aligning integration strategies with the specific cultural characteristics of the organization.
- Avaliação da perceção subjetiva de esforço em rapazes em idade escolarPublication . Pereira, Pedro; Willig, RenataO presente trabalho reflete uma análise do exigente processo de estágio realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, situada na freguesia da Amora, concelho do Seixal. Esta prática de ensino supervisionada teve como objetivo a experiência no ensino a duas turmas, uma do ensino básico (7º ano) e outra do secundário (10º ano), além de possibilitar a vivência no contexto global do professor de Educação Física Assim, visa o relato e a reflexão sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. As atividades desenvolvidas no estágio são apresentadas em quatro grandes áreas. A área Profissional, Social e Ética (Área I) centra-se na caracterização da Escola, do contexto da EF e das turmas envolvidas. Seguidamente, na área de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Área II), são abordados temas relacionados com o processo de ensino-aprendizagem, planeamento e avaliação. Nesta área, são também descritos os critérios de avaliação, os objetivos propostos durante o ano letivo, as estratégias utilizadas para a obtenção dos mesmos e uma reflexão crítica. A área III, Participação na Escola e Relação com a comunidade, apresenta uma a relação criada com a comunidade Escolar durante todo o processo, bem como uma exposição dos projetos onde o professor-estagiário esteve envolvido, não só com as suas turmas, mas também como diretor de turma e treinador da equipa de voleibol do Desporto Escolar. Por fim, na área de Desenvolvimento Profissional ao Longo Da Vida (Área IV), de modo a dar continuidade à formação do professor, é apresentada uma investigação que trata uma temática ainda pouco abordada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, procurou analisar-se a perceção subjetiva de esforço de adolescentes do sexo masculino no teste de esforço do vaivém que consta dos testes do FITescola de forma a mensurar a componente da condição física. Este, incide sobre 40 rapazes entre o 7º e 10º ano e realiza-se no contexto de aula de EF.
- A Internacionalização das Empresas Angolanas - Caso: Banco Angolano de InvestimentoPublication . Alberto Pedro, Jocelina Cristina; Esteves dos Santos Morais, Henrique NunoO presente trabalho tem como foco a internacionalização do Banco Angolano de Investimento (BAI), destacando os fatores históricos, geoestratégicos, sociais e económicos, e respetivas implicações para a economia e finanças, sociedade, cultura e conflito na região. O tema em questão é de extrema relevância na sociedade e no mercado internacional financeiro pois Angola em particular é um país que tem atraído a atenção dos analistas geopolíticos e geoestratégicos, não apenas pela sua história traumática durante a colonização, mas também pela sua ascensão económica desde a independência até aos dias de hoje. O nosso Tem como objetivo principal é compreender o fenómeno da internacionalização de uma empresa angolana, nomeadamente o BAI, para Portugal. A pesquisa foi do tipo exploratória, utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de nos centrarmos na compreensão dos problemas e analisar os comportamentos e atitudes. Com a ajuda dos instrumentos de análise e interpretação dos dados podemos ter conseguido e-se ter uma visão mais ampla da problemática de estudo e alcançar nalisar os objetivos anteriormente traçados.