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Promoção de competências socioemocionais num caso de perturbação do espectro do autismo
dc.contributor.advisor | Borges, Isabel Cristina Neves, 1970- | |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Cristina Matos Almiro Marques | |
dc.date.accessioned | 2024-05-23T10:01:04Z | |
dc.date.available | 2024-05-23T10:01:04Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O projeto de intervenção desenvolvido teve como principal objetivo promover competências socioemocionais junto de um aluno, que frequenta o 11º ano de Escolaridade, com Perturbação do Espectro do Autismo, enquadrando-se num estudo de caso. O trabalho desenvolvido teve como ponto de partida a identificação de fatores barreira e fatores facilitadores em diversos domínios, nomeadamente pessoal, familiar e escolar, tendo sido inventariadas questões mais relevantes, referentes aos referidos domínios. Pretendeu-se, assim, identificar o que o aluno considera que são as suas fragilidades e potencialidades, bem como auscultar o encarregado de educação, o diretor de turma e o professor de educação especial sobre as mesmas dimensões (dificuldades e potencialidades do aluno em diferentes contextos de vida). Com vista à promoção de competências socioemocionais no aluno, procurou-se delinear um plano de intervenção, tendo por referência alguma das áreas de competência do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade obrigatória (PASEO). Propusemo-nos a implementar atividades específicas para o desenvolvimento das competências socioemocionais para atingirmos os objetivos propostos. Ao longo desta intervenção, iniciámos um conjunto de atividades/sessões e criámos condições que colaboraram para a melhoria da autoestima, da socialização e da autonomia do aluno, desenvolvendo competências. Os resultados indicam que a intervenção desenvolvida junto do aluno permitiu entender que cabe à escola repensar práticas, adotar medidas mais flexíveis e assentes em princípios de inovação e de resolução de problemas, assegurando uma educação de qualidade a todos, através de um currículo apropriado e de modificações organizacionais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203610423 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50896 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Perturbação do Espectro do Autismo | pt_PT |
dc.subject | Competências Socioemocionais | pt_PT |
dc.subject | Perfil doas Alunos à Saída da EScolaridade Obrigatória | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento Parental | pt_PT |
dc.title | Promoção de competências socioemocionais num caso de perturbação do espectro do autismo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |