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Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto de intervenção desenvolvido teve como principal objetivo promover competências socioemocionais junto de um aluno, que frequenta o 11º ano de Escolaridade, com Perturbação do Espectro do Autismo, enquadrando-se num estudo de caso. O trabalho desenvolvido teve como ponto de partida a identificação de fatores barreira e fatores facilitadores em diversos domínios, nomeadamente pessoal, familiar e escolar, tendo sido inventariadas questões mais relevantes, referentes aos referidos domínios. Pretendeu-se, assim, identificar o que o aluno considera que são as suas fragilidades e potencialidades, bem como auscultar o encarregado de educação, o diretor de turma e o professor de educação especial sobre as mesmas dimensões (dificuldades e potencialidades do aluno em diferentes contextos de vida). Com vista à promoção de competências socioemocionais no aluno, procurou-se delinear um plano de intervenção, tendo por referência alguma das áreas de competência do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade obrigatória (PASEO).
Propusemo-nos a implementar atividades específicas para o desenvolvimento das competências socioemocionais para atingirmos os objetivos propostos. Ao longo desta intervenção, iniciámos um conjunto de atividades/sessões e criámos condições que colaboraram para a melhoria da autoestima, da socialização e da autonomia do aluno, desenvolvendo competências. Os resultados indicam que a intervenção desenvolvida junto do aluno permitiu entender que cabe à escola repensar práticas, adotar medidas mais flexíveis e assentes em princípios de inovação e de resolução de problemas, assegurando uma educação de
qualidade a todos, através de um currículo apropriado e de modificações organizacionais.
Description
Keywords
Perturbação do Espectro do Autismo Competências Socioemocionais Perfil doas Alunos à Saída da EScolaridade Obrigatória Envolvimento Parental