Repository logo
 
Publication

As tertúlias literárias como estratégia de desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade: um projeto desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade.

dc.contributor.advisorPinto, Mariana
dc.contributor.authorGomes, Daniela Alexandra Serrano
dc.date.accessioned2022-02-28T15:27:47Z
dc.date.available2022-02-28T15:27:47Z
dc.date.issued2022-02
dc.description.abstractO presente relatório diz respeito a um Projeto de Investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este apresenta todo o processo de Intervenção Pedagógica desenvolvida num contexto com alunos do 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. A intervenção surgiu a partir de um projeto da comunidade escolar, designado Tertúlias Literárias Dialógicas (TLD), a partir das quais foi implementado um outro projeto, os Cadernos de Registos, com o intuito de alcançar um conjunto de objetivos previamente definidos e direcionados para a área curricular de português: promover hábitos e gosto pela leitura, e transversalmente, desenvolver as competências da leitura, escrita e oralidade. No referido projeto, foram utilizadas as técnicas da observação participante e análise documental, bem como o recurso a instrumentos de recolha, como fotografias, vídeos e notas de campo, que por sua vez contribuíram para complementar informações importantes para a investigação. Através da realização das tertúlias, verificou-se que os alunos recorreram à leitura da obra previamente definida, realizando e apresentando as atividades definidas no Caderno de Registos.pt_PT
dc.description.abstractThis report concerns a research project developed within the curricular unit “Estágio IV” of the pre-school education and primary school teaching master’s degree. Here is found the whole process of the pedagogical intervention developed with 4th grade students. The intervention emerged from a school community project named “Dialogic Literary Circles, from which another project was implemented, “The journal”, with the intent of achieving a number of previously set objectives in the field of Portuguese: promoting the habit and love for reading and consequently develop reading, writing and speaking competencies. In this project, were utilised participant observation and document analysis techniques as well as devices for the purpose of collecting evidence such as photographs, videos and field notes, that contributed to complement important information for the research. Through the “Dialogic Literary Circles” it was found that the students resorted to the work previously defined, performing and presenting the activities set in the record book/journal.pt_PT
dc.identifier.tid202952800
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39578
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTertúlias Literárias Dialógicaspt_PT
dc.subjectCaderno de Registospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento das competências da leiturapt_PT
dc.subjectEscrita e oralidadept_PT
dc.subjectDialogic Litarary Circlespt_PT
dc.subjectThe Journalpt_PT
dc.subjectDevelopment of readingpt_PT
dc.subjectWriting and speaking competenciespt_PT
dc.titleAs tertúlias literárias como estratégia de desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade: um projeto desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Versao Definitiva Daniela Gomes.pdf
Size:
2.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format