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O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma breve caracterização das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas e todo o percurso vivenciado durante a prática pedagógica. Neste contexto, tendo por base a experiência em práticas pedagógicas no Método Montessori, surge o tema da investigação, que visou compreender quais as características que o Educador e o Ambiente devem ter para potenciar a autonomia das crianças em idade pré-escolar.
Tendo em conta que os profissionais se deparam com inúmeros desafios na sua prática e que um deles é justamente a capacidade das crianças serem autónomas, pretendeu-se elaborar um instrumento que auxiliasse os profissionais a realizarem uma análise das suas práticas pedagógicas e da organização do espaço, de modo a repensarem se proporcionam condições que promovem a autonomia das crianças.
Para alcançar o objetivo da investigação, recorreu-se à construção de um instrumento. A primeira etapa correspondeu à construção dos itens da escala; para isso acontecer foi necessário uma exaustiva revisão da literatura de modo a identificar as características que o educador e o ambiente devem ter, de forma a potenciar a autonomia das crianças. Na segunda etapa procurou-se validar o conteúdo da escala elaborada na primeira etapa. A escala foi avaliada por especialistas e profissionais da área da educação de infância. Através dos contributos dos mesmos, ajustamos a escala de modo a contemplar as sugestões de alterações propostas.
Assumindo que a promoção da autonomia em jardim-de-infância está dependente das condições proporcionadas pelo educador e pelas condições existentes no ambiente a Escala construída a partir das contribuições de especialistas e profissionais da área pode vir a ser usada por profissionais e estudantes de educação de infância, nos seus contextos. Este instrumento pretende facilitar a observação dos aspetos que devem ser tidos em conta pelos profissionais, a nível da prática pedagógica, no que diz respeitos às questões diretamente ligadas à autonomia das crianças.
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Autonomia Avaliação Criança Educador Ambiente