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- Seminário "Segurança e Defesa no Atlântico: Desafios e Perspetivas"Publication . Altieri, Mariana; Seabra, Pedro; Teixeira Júnior, AugustoWebinar realizado no dia 27 de Janeiro de 202, no âmbito da parceria IDN-ABED. Na abertura os intervenientes foram Helena Carreiras, diretora do Instituto da Defesa Nanional e a Associação Brasileira de Estudos de Defesa. Coordenador Pedro Seabra, assessor do Institudo da Defesa Nacional. Moderador Danielle Jacon Ayres Pinto, UFSC/ABED.
- Escala de avaliação das condições promotoras de autonomia em jardim de infânciaPublication . Almeida, Inês; Nogueira, ClementinaO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma breve caracterização das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas e todo o percurso vivenciado durante a prática pedagógica. Neste contexto, tendo por base a experiência em práticas pedagógicas no Método Montessori, surge o tema da investigação, que visou compreender quais as características que o Educador e o Ambiente devem ter para potenciar a autonomia das crianças em idade pré-escolar. Tendo em conta que os profissionais se deparam com inúmeros desafios na sua prática e que um deles é justamente a capacidade das crianças serem autónomas, pretendeu-se elaborar um instrumento que auxiliasse os profissionais a realizarem uma análise das suas práticas pedagógicas e da organização do espaço, de modo a repensarem se proporcionam condições que promovem a autonomia das crianças. Para alcançar o objetivo da investigação, recorreu-se à construção de um instrumento. A primeira etapa correspondeu à construção dos itens da escala; para isso acontecer foi necessário uma exaustiva revisão da literatura de modo a identificar as características que o educador e o ambiente devem ter, de forma a potenciar a autonomia das crianças. Na segunda etapa procurou-se validar o conteúdo da escala elaborada na primeira etapa. A escala foi avaliada por especialistas e profissionais da área da educação de infância. Através dos contributos dos mesmos, ajustamos a escala de modo a contemplar as sugestões de alterações propostas. Assumindo que a promoção da autonomia em jardim-de-infância está dependente das condições proporcionadas pelo educador e pelas condições existentes no ambiente a Escala construída a partir das contribuições de especialistas e profissionais da área pode vir a ser usada por profissionais e estudantes de educação de infância, nos seus contextos. Este instrumento pretende facilitar a observação dos aspetos que devem ser tidos em conta pelos profissionais, a nível da prática pedagógica, no que diz respeitos às questões diretamente ligadas à autonomia das crianças.
- Cultura Organizacional e Paradigma de Inclusão: Relação entre a Cultura Organizacional e as Práticas Inclusivas dos Docentes de um Agrupamento de EscolasPublication . Gomes de Magalhães, Jorge Filipe; Coelho, Anabela
- A educação na mortePublication . Santos, Inês; Nogueira, ClementinaO presente projeto pretende apresentar como é vivênciada a perda por parte da criança de um dos progenitores, nas valências do pré-escolar e do 1º ciclo, de modo a proporcionar à comunidade mais chegada à criança como os docentes, formas adequadas de intervir sobre a temática do luto. O objetivo primordial é auxiliar o docente para que este consiga intervir de forma ativa e positiva no luto da criança em contexto de sala de aula. Considera-se que o presente estudo é relevante, pois existe um grande défice de informação e ainda uma necessidade de se falar, refletir e discutir sobre o tema, de modo a que o mesmo deixe de ser tabu. É fundamental salientar alguns dos resultados obtidos através da pesquisa de informação e da realização de entrevistas. A falta de informação por parte dos docentes no seu percurso académico, fez com que muitos dos docentes agissem com a ajuda da sua vida pessoal, no que toca ao auxílio à criança que viveu a perda. A ajuda dos progenitores vivos em conjunto com o/a docente e com um profissional especializado é um ponto fundamental no que toca à boa vivência do luto. O reforço positivo e mostrar que o docente está sempre lá, pronto para o que der e vier e algo que a criança não esquece e tende a procurar nos momentos que considera que estão a ser os mais difíceis. Esta temática do luto e da morte tem sido e continuam a ser assuntos que não só são pouco falados, como também são pouco estudados. É importante possibilitar a inclusão da morte na educação.