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A influência do marketing na implementação da ferramenta de gestão balanced scorecard

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Caetano
dc.contributor.authorMartins, Paulo Alexandre Rodrigues da Silva
dc.date.accessioned2022-01-05T15:45:32Z
dc.date.available2023-12-20T01:30:30Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.description.abstractEm mercados cada vez mais exigentes e voláteis, é necessário a implementação de métricas de controle das ações definidas de forma que seja possível ajustes ou alteração total das estratégias. Considerando as características do Balanced Scorecard após leitura de vários artigos e livros relacionados com o tema, julgamos estar na presença da ferramenta perfeita para a mudança pretendida. Assim como, em experiências anteriores em empresas onde cooperamos, onde esta ferramenta de gestão funcionava em pleno. Contudo, é necessária uma pesquisa profunda na organização e todo o meio envolvente, assim como, a pesquisa de princípios de marketing de forma a alicerçar e suportar todo o trabalho para que o resultado seja o esperado. Podemos considerar como pertinência do estudo a influencia do marketing na implementação do BSC, alinhar a empresa com a estratégia e que seja possível um crescimento sustentado. Ou seja, que o Balanced Scorecad na organização constitua um processo de mudança que, para ter sucesso necessitará do envolvimento de toda a organização, começando pela administração e gestão de topo, estendendo-se aos restantes níveis organizacionais. Para tal, e considerando uma adaptação mais rigorosa preferimos a utilização de princípios de marketing de forma a sustentar e influenciar a aplicação da ferramenta de gestão. Poder-se-á ainda considerar a utilidade e benefícios da operacionalização do modelo de gestão para todos os envolventes, acionistas, equipa de gestão, colaboradores, assim como para todos os stakeholders.pt_PT
dc.identifier.tid202833267pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38625
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectFerramenta de gestãopt_PT
dc.subjectBalanced Scorecardpt_PT
dc.titleA influência do marketing na implementação da ferramenta de gestão balanced scorecardpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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