Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influência do marketing na implementação da ferramenta de gestão balanced scorecard

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
paulo_martins.pdf1.85 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Em mercados cada vez mais exigentes e voláteis, é necessário a implementação de métricas de controle das ações definidas de forma que seja possível ajustes ou alteração total das estratégias. Considerando as características do Balanced Scorecard após leitura de vários artigos e livros relacionados com o tema, julgamos estar na presença da ferramenta perfeita para a mudança pretendida. Assim como, em experiências anteriores em empresas onde cooperamos, onde esta ferramenta de gestão funcionava em pleno. Contudo, é necessária uma pesquisa profunda na organização e todo o meio envolvente, assim como, a pesquisa de princípios de marketing de forma a alicerçar e suportar todo o trabalho para que o resultado seja o esperado. Podemos considerar como pertinência do estudo a influencia do marketing na implementação do BSC, alinhar a empresa com a estratégia e que seja possível um crescimento sustentado. Ou seja, que o Balanced Scorecad na organização constitua um processo de mudança que, para ter sucesso necessitará do envolvimento de toda a organização, começando pela administração e gestão de topo, estendendo-se aos restantes níveis organizacionais. Para tal, e considerando uma adaptação mais rigorosa preferimos a utilização de princípios de marketing de forma a sustentar e influenciar a aplicação da ferramenta de gestão. Poder-se-á ainda considerar a utilidade e benefícios da operacionalização do modelo de gestão para todos os envolventes, acionistas, equipa de gestão, colaboradores, assim como para todos os stakeholders.

Description

Keywords

Marketing Ferramenta de gestão Balanced Scorecard

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License