Publication
Início, Meio e Fim: Estudo do Meio: Uma área para atingir a interdisciplinaridade num 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Malhão, Vera | |
dc.contributor.author | Pereira, Lígia | |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T15:07:57Z | |
dc.date.available | 2016-03-31T15:07:57Z | |
dc.date.issued | 2014-12-17 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final, aliado à Unidade Curricular de PES – Prática de Ensino Supervisionada, consiste num estudo de uma problemática emergida em campo. Sendo a escola um espaço privilegiado para fomentar o desenvolvimento integral do indivíduo nas suas dimensões cognitiva, social e afetiva, é importante que os docentes façam chegar os conteúdos às crianças de uma forma articulada entre si. Esta investigação de natureza qualitativa tem como principal objetivo entender o Estudo do Meio enquanto área para atingir a interdisciplinaridade. Para tal, apoiei-me em dois métodos distintos de recolha de dados documentais: registo fotográfico e diários. Os dados recolhidos partiram de uma turma de 3º ano do 1º Ciclo, e foram analisados à luz dos referenciais teóricos e das metas curriculares que se alcançaram na implementação de diversas atividades em o que o Estudo do Meio foi o ponto de partida para a articulação de conteúdos. No decorrer deste trabalho, o meio é valorizado enquanto instrumento que nos rodeia, ou seja, enquanto casa e mundo no qual vivemos e ao qual pertencemos, através de vivências e trocas sociais, funcionando por isso como uma teia que permite a multiplicidade de conexões com os mais variados saberes. O estudo conclui não só que a área curricular selecionada contempla potencialidades para a sua exploração a nível interdisciplinar, mas também que o meio desempenha um papel fundamental na aprendizagem, pois os indivíduos aprendem num clima de constante interação com o mesmo. As aprendizagens relacionam-se, pois, com a forma de encarar o mundo, na sua individualidade própria. Com efeito, todo o olhar que retemos do mundo é global e não segmentado, daí que esta pesquisa surja como um pequeno incentivo para que o professor se desafie a si próprio, ao evitar catalogar e desmembrar o processo de ensino-aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201068303 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12791 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Estudo do Meio | pt_PT |
dc.title | Início, Meio e Fim: Estudo do Meio: Uma área para atingir a interdisciplinaridade num 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |