Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.95 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final, aliado à Unidade Curricular de PES – Prática de Ensino
Supervisionada, consiste num estudo de uma problemática emergida em campo.
Sendo a escola um espaço privilegiado para fomentar o desenvolvimento integral do
indivíduo nas suas dimensões cognitiva, social e afetiva, é importante que os docentes
façam chegar os conteúdos às crianças de uma forma articulada entre si.
Esta investigação de natureza qualitativa tem como principal objetivo entender o Estudo
do Meio enquanto área para atingir a interdisciplinaridade.
Para tal, apoiei-me em dois métodos distintos de recolha de dados documentais: registo
fotográfico e diários. Os dados recolhidos partiram de uma turma de 3º ano do 1º Ciclo, e
foram analisados à luz dos referenciais teóricos e das metas curriculares que se
alcançaram na implementação de diversas atividades em o que o Estudo do Meio foi o
ponto de partida para a articulação de conteúdos.
No decorrer deste trabalho, o meio é valorizado enquanto instrumento que nos rodeia, ou
seja, enquanto casa e mundo no qual vivemos e ao qual pertencemos, através de
vivências e trocas sociais, funcionando por isso como uma teia que permite a
multiplicidade de conexões com os mais variados saberes.
O estudo conclui não só que a área curricular selecionada contempla potencialidades
para a sua exploração a nível interdisciplinar, mas também que o meio desempenha um
papel fundamental na aprendizagem, pois os indivíduos aprendem num clima de
constante interação com o mesmo. As aprendizagens relacionam-se, pois, com a forma
de encarar o mundo, na sua individualidade própria.
Com efeito, todo o olhar que retemos do mundo é global e não segmentado, daí que esta
pesquisa surja como um pequeno incentivo para que o professor se desafie a si próprio,
ao evitar catalogar e desmembrar o processo de ensino-aprendizagem.
Description
Keywords
Ensino Básico Aprendizagem Interdisciplinaridade Estudo do Meio