Repository logo
 
Publication

Creche, jardim de infância, famílias e currículo

dc.contributor.advisorMarchão, Amélia
dc.contributor.authorBizarro, Débora Salgueiro
dc.date.accessioned2018-10-11T11:00:41Z
dc.date.available2018-10-11T11:00:41Z
dc.date.issued2018-09-28
dc.description.abstractEste relatório descreve e reflete o percurso educativo e as experiências vivenciadas numa sala de Creche e numa sala de Jardim de Infância, realizadas nos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018, respetivamente, durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Assente no paradigma da Investigação-Ação, no estudo refletimos sobre as atividades desenvolvidas com a colaboração e participação das famílias e sobre a importância dessa colaboração e participação no desenvolvimento do currículo, na Creche e no Jardim de Infância e, assim, promover uma boa relação entre os vários intervenientes no processo educativo das crianças. Ao longo do relatório valorizamos a relação com as famílias e o seu envolvimento, refletindo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e a prática pedagógica em parceria. Tendo em conta a construção participada destas oportunidades de aprendizagem, expomos as reflexões e a análise das opiniões das educadoras cooperantes e dos familiares que participaram e colaboraram no desenvolvimento deste estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes the educational process and all the experiences lived in a Nursery room in the school year 2016/2017 and in a Kindergarten room in the school year 2017/2018, during the Practice and Supervised Intervention of the Pre Education Master's degree. Based on the paradigm of action-research, in this study we think about all the activities developed with the cooperating and participation of families and about the importance of this participation and cooperation on the development of the curriculum in Nursery and Kindergarten in order to promote a good relationship among those who participate in young children’s educations process. This report promotes the relationship with families and their participation in the educational process according to the Curricular Guidelines of Pre Education and partnership pedagogical practices. Bearing in mind the importance of these learning opportunities, this report shows the thoughts and analyses the opinions of the teachers and family members that cooperated in this study.pt_PT
dc.identifier.tid201981750pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24253
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectNurserypt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.titleCreche, jardim de infância, famílias e currículopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Finalissimo Relatório Débora Bizarro.pdf
Size:
3.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: