Publication
A qualidade do gesto do educador em creche
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Garcia, Maria | |
dc.contributor.author | Felgueiras, Ana | |
dc.date.accessioned | 2016-02-01T16:33:48Z | |
dc.date.available | 2016-02-01T16:33:48Z | |
dc.date.issued | 2015-12-16 | |
dc.description.abstract | Este estudo consiste na qualidade do gesto do educador em creche, cujo objecto de estudo é a atitude e qualidade do educador face às diversas manifestações comportamentais das crianças em creche, em que a atitude do educador será determinante na intervenção pedagógica. Deste modo, este trabalho tem como objectivos: (i) Analisar em diversas situações (actividades, rotinas diárias, situações espontâneas) as características comportamentais da criança em creche; (ii) Adequar a postura do educador e de outros profissionais quando estão perante situações “problemáticas” e outros acontecimentos; (iii) Avaliar as práticas educativas em creche. A metodologia deste relatório final é de carácter qualitativo descritivo, em que que as técnicas de recolha de dados consistem na observação directa, observação participativa e continuada, tal como, notas de campo. Por sua vez, os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram actividades previamente planeadas, bem como o próprio investigador. Porém, as activadas previamente planeadas não foram o único instrumento de recolha de dados, uma vez que neste estudo estiveram presentes situações de rotinas diárias, bem como, situações espontâneas. Assim sendo, após a observação das actividades, rotinas diárias e situações espontâneas, procedeu-se ao registo das mesmas nas notas de campo, descrevendo as diversas manifestações comportamentais das crianças e as respectivas atitudes dos profissionais envolvidos. Denotou-se assim que é fulcral o educador adoptar uma postura calma e serena, onde a prática diária deverá estar aliada à teoria pré-concebida. Em suma, é importante que exista uma boa relação entre o educador e a instituição (creche), bem como identificar-se com a metodologia, com os restantes profissionais e pais, de forma a tornar possível a coesão das práticas educativas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201022346 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11159 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Papel do Educador | pt_PT |
dc.subject | Qualidade da creche | pt_PT |
dc.subject | Comportamento Infantil | pt_PT |
dc.title | A qualidade do gesto do educador em creche | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |