Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo consiste na qualidade do gesto do educador em creche, cujo objecto de estudo
é a atitude e qualidade do educador face às diversas manifestações comportamentais das
crianças em creche, em que a atitude do educador será determinante na intervenção
pedagógica. Deste modo, este trabalho tem como objectivos: (i) Analisar em diversas
situações (actividades, rotinas diárias, situações espontâneas) as características
comportamentais da criança em creche; (ii) Adequar a postura do educador e de outros
profissionais quando estão perante situações “problemáticas” e outros acontecimentos; (iii)
Avaliar as práticas educativas em creche.
A metodologia deste relatório final é de carácter qualitativo descritivo, em que que as
técnicas de recolha de dados consistem na observação directa, observação participativa e
continuada, tal como, notas de campo. Por sua vez, os instrumentos utilizados para a recolha
de dados foram actividades previamente planeadas, bem como o próprio investigador. Porém,
as activadas previamente planeadas não foram o único instrumento de recolha de dados, uma
vez que neste estudo estiveram presentes situações de rotinas diárias, bem como, situações
espontâneas.
Assim sendo, após a observação das actividades, rotinas diárias e situações espontâneas,
procedeu-se ao registo das mesmas nas notas de campo, descrevendo as diversas
manifestações comportamentais das crianças e as respectivas atitudes dos profissionais
envolvidos. Denotou-se assim que é fulcral o educador adoptar uma postura calma e serena,
onde a prática diária deverá estar aliada à teoria pré-concebida. Em suma, é importante que
exista uma boa relação entre o educador e a instituição (creche), bem como identificar-se com
a metodologia, com os restantes profissionais e pais, de forma a tornar possível a coesão das
práticas educativas.
Description
Keywords
Ensino Básico Creche Papel do Educador Qualidade da creche Comportamento Infantil